Pós-graduação lato sensu em alimentos tem início no campus Petrolina

Na última quarta-feira (16), no laboratório de química do campus Petrolina do IF Sertão-PE, foi realizada cerimônia de abertura e aula inaugural da 5ª edição da pós-graduação lato sensu em Tecnologia de Produção de Derivado de Frutas e Hortaliças.

Gestores recepcionaram os novos alunos

Dentre os gestores presentes, estavam a reitora, Leopoldina Veras, a representante da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Clécia Pacheco, o diretor-geral do campus Petrolina, Fabiano Marinho, o diretor de ensino, Clesio Jonas, a coordenadora da pós-graduação, Silvana Belém, e os vice-coordenadores, Arão Viana e Gislane Rocha.

A reitora, Leopoldina Veras, destacou projetos e investimentos para viabilizar melhor estrutura educacional de ciência, pesquisa e extensão

Cerca de quinze alunos, formados em diversos cursos (Tecnologia em alimentos, Biologia, Química, Agronomia e Nutrição), foram aprovados e compareceram ao primeiro dia de aula. Segundo a coordenadora do curso, Silvana Belém, o curso se difere dos demais por perpassar toda cadeia produtiva de transformação de matérias primas em alimentos. “Apesar de termos alunos de cursos que não são da área de Tecnologia em alimentos, conseguimos transmitir as noções essenciais. Além disso, eles têm contato com todas as variáveis (impactos físico-químicos, nutricionais e econômicos) que envolvem a transformação de insumos em preparações e produtos prontos para o consumo”, explicou.

Corpo docente, administrativo e discente da turma de pós-graduação em alimentos

O engenheiro agrônomo, Wilson Shishido, declarou o que pretendente assimilar durante os estudos. “Decidi fazer o curso pra agregar conhecimento na área de processamento de frutas e hortaliças, principalmente coma uva.Pretendo ter conhecimentos sobre uva passa e como transformar a uva in natura em copinhos comestíveis para crianças”, disse. “Já trabalho como professora na área, mas, por motivo pessoal, estou um pouco afastada da profissão. A pós-graduação é uma motivação a mais para retornar e adquirir novos conhecimentos. Uma verdadeira reciclagem. Pretendo fazer doutorado após concluir o curso”, revelou Mariana Amorim, tecnóloga em alimentos.

Campus Petrolina

• Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus