Com recorde de participantes, campus Petrolina realiza aplicação da OBA

Alunos do ensino médio do campus Petrolina do IF Sertão-PE realizaram, na última sexta (17), a prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Este ano, a adesão dos alunos foi expressiva, com um total de 37 discentes participantes. Esta é a terceira vez que a unidade aplica a avaliação.

Segundo o professor Bruno Gomes, o intuito é difundir o interesse pelo tema e ampliar o número de inscrições. “Estamos satisfeitos com a participação dos nossos estudantes. Além de medalhistas das duas últimas edições e que estão no 4º ano do ensino médio integrado, tivemos a participação de novos alunos, muitos no 1º ano”, explicou o coordenador de aplicação do campus.

A OBA é um evento que tem sido realizado pela terceira vez consecutiva no campus Petrolina, e tem buscado incentivar os estudantes a aplicarem na competição os conhecimentos desenvolvidos em disciplinas como Física, Matemática, Química e Geografia na solução e compreensão de problemas de Astronomia.

As olimpíadas de conhecimento fundamentam-se na vontade do estudante de vencer desafios, tornando-se,  portanto, um fator motivador em seus estudos. A prova da OBA apresenta desafios, alguns de solução simples, outros de solução complexa, alguns de raciocínio, outros de conhecimento, etc, que buscam estimular tanto estudantes e professores para um estudo mais atencioso da a área para a qual a olimpíada é voltada. Portanto, as olimpíadas de conhecimento como a OBA vão além de competições que objetivam apenas premiar os melhores participantes, e representam valiosos processos educacionais de ensino-aprendizagem.

No Brasil, a OBA também é uma etapa de seleção para compor as equipes que participarão da Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica e da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astronáutica (IOAA).

Campus Petrolina

• Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus