Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Curso de extensão Aproveitamento integral dos alimentos apresenta iguarias e realiza degustações

Doce das cascas do abacaxi e banana, massas de talos e folhas, antepasto da casca da melancia e pão da casca de abóbora. Essas foram algumas das receitas preparadas no projeto “Aproveitamento Integral dos Alimentos”, com apresentação e degustações realizados na última sexta-feira (14), no campus Petrolina do IF Sertão-PE.

 

Cerca de nove mães de alunos de escolas públicas de bairros no entorno do campus participaram, inicialmente, de aulas teóricas para melhor compreensão dos processos de aproveitamento e reutilização de partes que, normalmente, são descartadas. Em seguida, elas puderam colocar em prática receitas com cascas, talos e outros ingredientes não convencionais. 

 

Estudos comprovam que, em alguns vegetais, a maior concentração de nutrientes se encontra em partes que normalmente são descartadas, como cascas e sementes. Baseado nisso, o objetivo do projeto de extensão é levar formas de aproveitar integralmente os alimentos, gerando renda e maior valor nutricional dos alimentos para comunidades carentes. 

O curso foi ministrado pela aluna do curso de Tecnologia em Alimentos, Winny Alves da Silva, tendo como orientadora a professora Auriana Barros. Segundo a docente, o projeto surgiu após a aula de aproveitamento integral da disciplina de Nutrição. “Enquanto professora, pude perceber a importância do Pibex para o crescimento profissional e pessoal da aluna. No período vigente do curso, foi notório perceber a alegria e satisfação dos participantes em aprender algo novo. A degustação dos produtos foi significativa, demonstrando a aceitação. É muito gratificante poder levar o nosso conhecimento para pessoas e observar o impacto positivo nos hábitos alimentares e na comunidade”, revelou Auriana.  

 

Campus Petrolina

 

  • Rua Maria Luiza de Araújo Gomes Cabral, S/N, João de Deus
    CEP: 56316-686 | Petrolina/PE - Brasil
  • cp.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-4300