Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Discentes do curso de Edificações visitam obras e laboratórios na capital do estado 

Alunos do 4º ano do médio integrado em Edificações do campus Petrolina do IF Sertão-PE visitaram, entre os dia 19  e 23 de agosto, empresas, laboratórios e construções, em Recife (PE). Acompanhados pelo professor Armando Venâncio e da intérprete de libras, Raquel Oliveira, os alunos, além de conheceram novidades do setor de construção e segurança do trabalho, tiveram contato com casos práticos da área. 

 

O primeiro dia de visita foi na Tecomat Engenharia, empresa que atua no ramo de construção civil, onde conheceram o processo de avaliação do concreto e as etapas que ele passa, como, por exemplo, o rompimento.  A segunda visita foi no Laboratório de Segurança e Higiene do Trabalho (LSHT), vincula à Universidade de Pernambuco (UPE). Nele, os técnicos responsáveis explicaram as Normas de Segurança do Trabalho e apresentaram equipamentos que avaliam as condições laborais. 

Nos dias seguintes, o grupo visitou as obras do complexo hospital da rede Unimed, onde observou a utilização de novidades do setor, como a laje nervurada e paredes com bloco de gesso hidro fugado, e as obras do empresarial Rio Mar, em que perceberam a preocupação com relação à segurança no canteiro de obra e que estava totalmente dentro das regras de Segurança do Trabalho. 

Para o professor Armando, as visitas técnicas viabilizam a consciência profissiona, pois “são ações enriquecedoras no processo ensino-aprendizagem e corroboram para amadurecer as ações acadêmicas e profissionais dos discentes”.

A oportunidade ainda permitiu contato com caso prático de construção, como a da Ponte do Cabo Ipirapama, uma obra de pequeno porte e que  estava sendo construída no lugar de outra, que havia sido derrubada por ser inapropriada. A nova estrutura, que é pré-moldada e conta com concreto usinado, ligará dois bairros da comunidade.  

 

“A visita ampliou nossos conhecimentos nestes quatro anos de aprendizados. Esta vivência prática é imprescindível para decidirmos se Edificações é área que queremos seguir ", avaliou a estudante Yasmim Ohana.

 

Campus Petrolina

 

  • Rua Maria Luiza de Araújo Gomes Cabral, S/N, João de Deus
    CEP: 56316-686 | Petrolina/PE - Brasil
  • cp.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-4300