Campus Salgueiro movimenta web com projetos e atividades online de extensão durante a pandemia

O campus Salgueiro do IF Sertão-PE vem movimentando a web, durante a pandemia, com atividades e projetos de extensão online para alunos e comunidade externa. Entre as realizações estão capacitações e festivais de arte, além de 26 projetos em execução.

A adaptação para o universo online foi um desafio à primeira vista, mas que, para a coordenadora de extensão do campus, professora Adeísa Guimarães, não prejudicou as atividades. "O contexto da pandemia, com o isolamento e a preocupação em relação ao vírus, bem como o próprio ambiente digital, foram desafios que pegaram a todos de surpresa em março. Não foi fácil, mas nós continuamos produzindo e oportunizando aos nossos alunos e à comunidade externa envolverem-se com os nossos projetos, mesmo à distância. Isso fortalece o vínculo com a instituição, traz mais conhecimento para o público e consolida a atuação do campus como uma instituição de ensino comprometida em oferecer o melhor possível à nossa comunidade", avaliou.

Declamação de poesia feita durante o Festival Fazendo Arte

Entre os projetos de extensão em andamento, o campus conta com o curso de análise de soluções computacionais para teste de invasão, que ajuda a identificar vulnerabilidades nas redes de computadores e corrigi-las. Outra iniciativa que vem sendo executada à distância é o curso de formação de administração de redes de computadores com ênfase em engenharia social.

No campo dos eventos, o campus promoveu os festivais Fazendo Arte e Problematize Menos, Poetize Mais, que contaram com apresentações de música, dança e poesia de alunos, servidores e convidados. E, ainda, uma capacitação sobre inclusão das pessoas com deficiência no sistema público de saúde, voltado para profissionais dessa área.

Todos os eventos, cursos e capacitações foram oferecidos gratuitamente, com inscrições realizadas pela plataforma IF Eventos. Para acompanhar os próximos, acesse o IF Eventos aqui

Campus Salgueiro

• BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural