Cursos online de extensão em educação patrimonial encerram atividades com participantes de todo o Brasil

Os cursos de extensão em educação patrimonial, que vem sendo oferecidos pelo campus Salgueiro do IF Sertão-PE como parte de um projeto de extensão e de pesquisa sobre o patrimônio histórico do Sertão, já faziam sucesso nas escolas por onde passavam. Mas, na versão online, criada em função da pandemia, ele atravessou as fronteiras sertanejas e conquistou estudantes de todo o país. O encerramento, na última quinta-feira (17), foi motivo de orgulho para todos os envolvidos.

"Nós tivemos dois momentos: um de encerramento do curso que foi ofertado para a cidade de Serrita, e o outro de encerramento do curso online, para participantes de todo o Brasil. Ambos foram muito emocionantes e gratificantes, pois pudemos ver como esse tema do patrimônio é relevante para as pessoas, e quanto conhecimento partilhamos nessas aulas! A educação patrimonial nos conecta com as nossas raízes, desconstrói mitos e ajuda a entender partes importantes da nossa história, que nem sempre são contadas com clareza nos livros", explicou a professora Márcia Farias, que comanda os projetos e a oferta do curso, junto com bolsistas.

O sentimento de satisfação com a troca de conhecimentos também foi partilhado entre os alunos. "Eu adorei o curso, aprendi muito com ele. Nosso patrimônio cultural tem que ser mais valorizado", afirmou a aluna Geovana Alves. "Foi uma excelente oportunidade. Das partilhas científicas às memórias de fora da academia, foi uma troca muito enriquecedora. É fantástico acessar e resgatar os saberes ancestrais, e ver como tudo isso está tão presente na nossa identidade, como o manejo do gado e a tecnologia do couro aqui no sertão. É lindo de ver", expressou o aluno Rafael Ferreira. Os cursos foram oferecidos na modalidade curso livre de extensão. Foram gratuitos e abertos à comunidade externa.

Campus Salgueiro

• BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural