Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Campus Salgueiro divulga planejamento para retorno gradual de atividades presenciais

O Campus Salgueiro do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) publicou, nesta quinta-feira (21), o planejamento de retorno das atividades administrativas e acadêmicas presenciais. O documento apresenta as fases para a retomada gradual das aulas e da rotina administrativa, com base em uma orientação do Fórum de Dirigentes de Ensino do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

 

O planejamento apresentado pelo Campus Salgueiro está dividido em quatro fases. Na primeira, as atividades de ensino e administrativas são totalmente remotas. Esta fase foi adotada na unidade desde o início da pandemia, para os serviços administrativos, e a partir de 17 de agosto de 2020, com o início das aulas remotas para todos os cursos. A segunda fase foi nomeada de “retomada”, porque é quando algumas atividades presenciais, como aulas práticas, estágio e pesquisas, são reiniciadas. No Campus Salgueiro, essa retomada aconteceu a partir de setembro de 2021, mas com a predominância das atividades remotas.

A próxima fase, a terceira, é o “regime de oferta mista” que prevê a realização de atividades presenciais e não presenciais. Para a adoção desse protocolo, as turmas se alternarão nos dias e horários de aulas no prédio do campus. A previsão é de que essa fase comece em janeiro de 2022, desde que algumas condições sejam atendidas, como a taxa de ocupação de leitos esteja abaixo de 60% e o índice de vacinação da população em geral, com 2 dose, esteja entre 40% e 70 %.

A última etapa da retomada das atividades presenciais prevê que todas as atividades voltem ao formato anterior à pandemia. A previsão é de que isso aconteça no início do primeiro semestre acadêmico de 2022, em março de 2022. Para isso, foi estabelecido que a taxa de ocupação de leitos na rede pública esteja abaixo de 60%, que a transmissão comunitária do novo coronavírus seja menor que 10 e que os índices de vacinação da população em geral e da comunidade acadêmica estejam acima de 75%. Além disso, todos os profissionais de educação já devem ter sido vacinados e a redução no número de mortes e casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) esteja abaixo de 20%, comparado com a semana epidemiológica finalizada duas semanas antes.

Para consultar o planejamento de retorno das atividades administrativas e acadêmicas presenciais, clique aqui.

Campus Salgueiro

 

  • BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural
    CEP: 56000-000 | Salgueiro/PE - Brasil
  • cs.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 98119-2921