Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Projeto incentiva o consumo de vitamina C em escolas locais

Pensando em sensibilizar a comunidade sobre a importância do consumo diário de vitamina C, um projeto de extensão desenvolvido pelo professor do câmpus Salgueiro do IF Sertão-PE, Thiciano Miranda, e a estudante de Agropecuária, Izabela Ribeiro, promove palestras em escolas municipais com foco em uma das principais fontes da vitamina: a acerola. Além da explicação teórica, a dupla distribui suco natural da fruta e mudinhas para plantio.

O público-alvo do projeto são alunos do ensino fundamental e do programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), abrangendo faixas etárias bem amplas. “Enquanto os mais velhos compreendem melhor as informações sobre o plantio e controle de pragas, as crianças absorvem a importância de consumir a acerola para proteger o organismo de doenças como a gripe e o escorbuto, melhorar a imunidade e a resistência muscular. Desta forma, conseguimos sensibilizar diferentes gerações e formar multiplicadores deste conhecimento”, explica o professor Thiciano Miranda. 

palestra

Crianças aprenderam as propriedades nutritivas da acerola e receberam panfletos com receitas

Na última quarta-feira (20), a dupla esteve na escola municipal Cleuzemi Pereira do Nascimento com duas turmas de alunos do ensino fundamental. Responsável pela palestra, a estudante Izabela Ribeiro falou sobre a origem da acerola, os tipos de plantio e as diferentes propriedades nutritivas da fruta. “Esta foi a segunda fase do projeto, que começou com revisão bibliográfica do tema, para que pudéssemos preparar o material utilizado nas atividades práticas. As crianças interagiram, responderam perguntas sobre o que foi explicado e ainda levaram para casa receitas de doces e outros produtos que podem ser feitos a partir da acerola. Foi muito produtivo”, avalia.

mudinhas

Para o público mais velho, dupla vai distribuir mudinhas, estimulando o cultivo caseiro da acerola

Após a palestra, houve distribuição de suco natural da fruta para as turmas participantes. A próxima ação, ainda na escola Cleuzemi Pereira, será voltada para o programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), e incluirá distribuição de mudinhas. “A proposta é ensiná-los a ter uma horta caseira e cultivar sua própria fonte de vitamina C da maneira correta, conhecendo as técnicas de plantio, adubação e controle de pragas. Queremos mostrar que o cultivo de acerola é uma prática simples e só traz benefícios”, afirma Thiciano Miranda.

Campus Salgueiro

 

  • BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural
    CEP: 56000-000 | Salgueiro/PE - Brasil
  • cs.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 98119-2921