Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Alunos do 2º ano de Edificações simulam eleições municipais em atividade da disciplina "Cidade e Urbanismo"

Os alunos da turma do 2º ano do curso técnico em Edificações participaram de um exercício prático de cidadania durante atividade da disciplina "Cidade e Urbanismo", ministrada pela professora Yanne Andrade. Na última sexta-feira (13), a turma fez uma simulação das eleições municipais, e pôde representar diferentes papeis, como prefeito, vereadores, jornalistas, sociedade civil, além de criar propostas de campanha e simular a votação nos candidatos.

 

A ideia para essa atividade surgiu da proposta da própria disciplina Cidade e Urbanismo, que já traz na ementa questões relacionadas à cidadania, vida na cidade e apropriação do espaço público. É uma disciplina que, além do caráter técnico, busca incentivar a discussão sobre as cidades e como a sua organização impacta diretamente na vida da população.

Alunos participaram de eleições simuladas

Segundo a professora Yanne Andrade, o exercício ajudou a despertar o interesse dos jovens pela prática da cidadania, além de contribuir com a formação de técnicos e cidadãos pensantes. "Um dos pontos abordados na disciplina é a Gestão municipal, e como as ações dessa gestão interferem organização socioespacial das cidades. Considerando que a primeira etapa para escolha dessa gestão é o processo de eleitoral, os alunos tiveram a oportunidade de se colocar no lugar dos gestores e da comunidade por meio do processo eleitoral simulado. A turma foi dividida em duplas, e cada dupla representou além dos candidatos a prefeito e vice, os atores da sociedade civil, como líderes comunitários, pesquisadores, e jornalistas. Acredito que envolver o lúdico no ensino de algo tão importante e complexo como a gestão das cidades deixa a temática mais interessante e desperta o interesse dos jovens na participação ativa para transformar as cidades em lugares mais agradáveis e quem sabe incentivar novos talentos na atuação política. Todo esse processo de compreender o funcionamento das cidades e da atuação dos gestores públicos contribui para a formação de técnicos e cidadãos pensantes, que serão os responsáveis por transformar e cobrar as melhorias para as nossas cidades amanhã", afirmou.

Campus Salgueiro

 

  • BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural
    CEP: 56000-000 | Salgueiro/PE - Brasil
  • cs.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 98119-2921