Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Campus Salgueiro conquista 12 troféus nos Jogos Intercampi do IFSertãoPE com o melhor desempenho desde 2018

Depois de dois anos de pandemia longe das quadras, os atletas do campus Salgueiro voltaram a jogar com muita garra, e conquistaram o melhor desempenho do campus nos Jogos Intercampi do IFSertãoPE desde 2018. Nesta edição, que aconteceu de 28 de novembro a 02 de dezembro em Petrolina, o campus levou 12 troféus, tendo se destacado especialmente no Tênis de Mesa, e o título de artilheira da competição, que ficou com a estudante do curso de Tecnologia em Alimentos, Kamila Paixão.

Atletas na premiação, que aconteceu em Petrolina

O campus levou para os jogos a segunda maior delegação do IFSertãoPE fora de Petrolina, ficando atrás do campus Floresta, que foi representado por 65 atletas. Os alunos de Salgueiro participaram em dez equipes de futsal masculino e feminino, vôlei masculino e feminino, vôlei de areia feminino e masculino, tênis de mesa masculino e feminino, basquete e basquete 3x3. "Para nós foi um avanço considerável em termos de participação! Na primeira edição dos Jogos, em 2018, levamos apenas 35 atlets em 04 equipes. Esse ano, além de 60 participantes em 10 modalidades, tivemos grande envolvimento de todos, que jogaram, torceram e celebraram as conquistas de cada disputa", avaliou o professor Juciel Lima, professor de Educação Física do campus.

Segundo Juciel, o tempo longe das quadras provocado pela pandemia não foi a única razão para incentivar tanto envolvimento dos alunos com as competições. Ele destacou, também, o incentivo que as aulas de Educação Física e projetos como o Bolsa Atleta e o Basquete Federal provocaram nos estudantes durante o ano letivo. "Esse leque de atividades refletiu tanto no engajamento como no crescimento do quantitativo de alunos nas práticas esportivas. Tivemos de abrir turmas extras para treinar no contraturno das aulas, e vibramos com o entusiasmo de todos. O Bolsa Atleta e o Basquete Federal tiveram um papel especial, pois são projetos que oferecem uma nova perspectiva de oportunidades ao aluno, incentivando o desenvolvimento físico, socioemocional e pessoal do estudante através do esporte", afirmou.

A oferta de atividades esportivas foi coordenada, além dele, pelos servidores Sandra Galvão e José Genildo. Depois de verem os alunos brilharem nos Jogos 2022, a expectativa é ampliar ainda mais a presença do campus nas competições. "Queremos manter o desempenho nas modalidades onde já nos destacamos esse ano, e incluir o handebol. Mas, para isso, é importante que o campus avance na oferta de transporte, que é fundamental para a logística de participação tanto dos atletas quanto da torcida. O esporte é uma ferramenta poderosa de inclusão, motivação do estudante e de redução da evasão escolar, e precisa ser priorizado!", disse o professor Juciel.

Confira, na tabela abaixo, as conquistas do campus nos Jogos Intercampi 2022:

 

Campus Salgueiro

 

  • BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural
    CEP: 56000-000 | Salgueiro/PE - Brasil
  • cs.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 98119-2921