Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Festa resgata o espírito junino tradicional e integra a comunidade acadêmica

Música, brincadeiras e comidas típicas animaram o arraial do câmpus Salgueiro do IF Sertão-PE, realizado na sexta-feira (19), nas dependências da instituição. Além de proporcionar um momento de lazer, a festa também promoveu a integração entre servidores, familiares e alunos de diferentes modalidades de ensino.

Toda a ornamentação e programação do evento foram organizados por uma comissão de servidores em conjunto com os estudantes. Segundo Michele Rufino, que fez parte do grupo, a proposta do arraial era restagar o espírito tradicional das festas juninas. “Trouxemos o correio do amor, a brincadeira do quebra-pote, barraca do beijo, casamento matuto e forró pé de serra, executado pela banda Xote Federal. São atividades que se perderam, hoje, mas fazem parte da cultura nordestina e precisam ser lembradas”, afirmou.

Servidores, alunos e familiares participaram do arraial, que resgatou o espírito das festas tradicionais

A programação envolveu o público de todas as idades. Sob a coordenação da professora de Literatura do câmpus, Edilaine Pereira, cerca de 40 alunos do Ensino Médio encenaram a peça Gonzaga – de pai para filho, adaptada livremente dos cinemas. Já as crianças participaram do concurso de melhor caracterização, enquanto os estudantes dos cursos Subsequente e Proeja reuniram-se aos demais para realizar o casamento matuto.

Também houve apresentação cultural, feita pelo grupo de dança de Cabrobó (PE).“Além de entreter, este São João conseguiu integrar toda a comunidade acadêmica. Alunos e servidores que pouco se encontravam ou nem conheciam, em função dos diferentes horários, puderam interagir e se divertir juntos. Foi maravilhoso, sem dúvida, o melhor São João que já fizemos”, avaliou Michele Rufino.

Comidas típicas foram vendidas em barracas, pelos formandos

Entre os discentes, a impressão da festa também foi positiva. As turmas de formandos do Ensino Médio Integrado aproveitaram o momento para comercializar comidas típicas em barracas ornamentadas com motivos juninos, e vão utilizar os recursos arrecadados para custear uma viagem de formatura. “Conseguimos arrecadar uma boa quantia que vai ajudar com as despesas. Além disto, todos brincaram juntos e participaram desde a organização até a execução da festa, foi muito divertido”, afirmou a estudante de Edificações, Laura Viana.

Campus Salgueiro

 

  • BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural
    CEP: 56000-000 | Salgueiro/PE - Brasil
  • cs.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 98119-2921