Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Campus Salgueiro fecha parceria com programa de incentivo às carreiras agrárias e licenciaturas

O campus Salgueiro é a terceira unidade do IF Sertão-PE a integrar o programa Despertando Vocações para as Ciências Agrárias (PDV Agro), desenvolvido pelo campus Vitória do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). A parceria foi firmada nesta terça-feira (22), com a visita do coordenador do programa, Erick Viana, à instituição. 

Criado em 2014, o PDV Agro tem como objetivo estimular alunos das Ciências Agrárias a seguir carreira, através da oferta de atividades de ensino, pesquisa e extensão em parceria com instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras. Além do campus Salgueiro do IF Sertão-PE, também colaboram com a iniciativa os campi Santa Maria da Boa Vista e Petrolina Zona Rural. 

Erick Viana apresentou as ações já desenvolvidas pelo PDVAgro e as potencialidades da iniciativa

“Nós entendemos que este tipo de incentivo é fundamental para que o estudante conclua a formação acadêmica e invista na atuação profissional dentro desta área do conhecimento, pois temos pesquisas que apontam que os alunos das Ciências Agrárias têm pouco ou nenhum apoio da família para estudar. O programa tenta preencher esta lacuna, evitando que o potencial destes estudantes se perca”, afirmou Viana.

Durante a visita ao campus Salgueiro, ele apresentou o PDV Agro aos diretores Geral, de Ensino e de Planejamento da instituição, coordenadores e professores dos cursos ligados à área. O próximo passo é a definição das atividades que serão ofertadas. Para o diretor geral, Eriverton Rodrigues, a parceria trará benefícios a todos. “Os nossos alunos terão oportunidade de ampliar o conhecimento, descobrir possibilidades de pesquisa, extensão e atuação profissional, assim como nós poderemos levar a nossa experiência a outros lugares, dentro e fora do Brasil. Vamos difundir o que de melhor se produz no Sertão Pernambucano e incentivar o fortalecimento das Ciências Agrárias”, avaliou.

Incentivo abrange também a formação docente

Criado por iniciativa dos professores Erick e Kilma Viana, do campus Vitória do IFPE, o PDV Agro foi inspirado em outra iniciativa de sucesso do Instituto, voltado para o despertar de vocações na Licenciatura (PDVL). 

Nesta empreitada, o campus Salgueiro do IF Sertão-PE vem colaborando com projetos do curso de Licenciatura em Física. Em março deste ano, professores e estudantes apresentaram trabalhos desenvolvidos no instituto em um congresso realizado na Paraíba. Agora, eles participarão também de um evento internacional, ligado ao Programa, que acontecerá na Argentina.

Saiba mais sobre o PDV Agro através da página oficial no Facebook, aqui. E sobre o PDVL, no site do programa, através deste link

Campus Salgueiro

 

  • BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural
    CEP: 56000-000 | Salgueiro/PE - Brasil
  • cs.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 98119-2921