Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Abertura da Semana de Ciência e Tecnologia discute impactos do ensino tecnológico

Acompanhando as atividades desenvolvidas em todo o Brasil, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do campus Salgueiro do IF Sertão-PE começou, na quarta-feira (14), avaliando os impactos da educação científica e tecnológica na sociedade. A palestra foi comandada pelo físico Milton Souza Ribeiro, professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Minicursos, oficinas e exposição temática complementaram a programação.

Defendendo o ensino interdisciplinar e uma pedagogia que estimule o pensamento filosófico-crítico, Milton Ribeiro abordou a importância de pensar a Ciência como um todo, refletindo sobre os seus fenômenos de forma interligada com diferentes áreas do conhecimento. "A Ciência dialoga com todas as áreas, os seus fenômenos não acontecem isolados, por exemplo, da matemática ou da biologia. Para realmente compreendê-la é preciso estudá-la por completo, e não com a tradicional divisão de conteúdos que observamos nas salas de aula. Este método restringe a compreensão dos fenômenos científicos e limita a visão do estudante", afirmou.

Milton Ribeiro fez a palestra de abertura da Semana

O professor também falou sobre educação no campo, destacando a necessidade de uma formação escolar voltada para as especificidades desta realidade, de forma que os estudantes possam compreender o espaço onde vivem e buscar melhorá-lo. "Precisamos pensar no campo e para o campo, estimular as pessoas a pensar soluções para o seu lugar, a buscar na educação uma maneira de transformar a realidade rural", enfatizou.

O primeiro dia de evento também contou com minicursos de produção de queijo, doces e geleias; e exposição de tecnologias antigas. Na quinta-feira (15), a programação incluiu minicursos e atividades culturais. Já nesta sexta-feira (16), acontecem competições de xadrez, mesas redondas e palestras.

Campus Salgueiro

 

  • BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural
    CEP: 56000-000 | Salgueiro/PE - Brasil
  • cs.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 98119-2921