Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Campus Salgueiro tem seis projetos laureados na X Jince

A qualidade e importância da temática abordada, entre outros critérios, renderam a láurea científica a seis estudantes do campus Salgueiro do IF Sertão-PE durante a X Jornada de Iniciação Científica (Jince), realizada de 23 a 25 de novembro, no campus Petrolina Zona Rural.

O evento é organizado pelas Pró-Reitorias de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propip) e de Extensão e Cultura (Proext) com o objetivo de divulgar trabalhos de pesquisa e extensão desenvolvidos em todos os campi da instituição, incentivando a integração entre estudantes, professores, pesquisadores e a comunidade.

Para o diretor-geral do campus Salgueiro, Eriverton Rodrigues, os resultados obtidos refletem o empenho e a dedicação de servidores e alunos. “Estamos orgulhosos. A láurea é um incentivo aos bolsistas e demais estudantes para que sigam dedicando-se à pesquisa e à extensão, contribuindo com o desenvolvimento da ciência e da sociedade”, afirmou.

Rafaela Vieira recebeu a láurea com a orientadora do projeto, professora Kélvya Freitas

Além dos critérios técnicos observados pelos avaliadores, a qualidade da apresentação realizada pelos bolsistas também surpreendeu os presentes. “Eles demonstraram um nível muito alto de domínio do conteúdo, maturidade e desenvoltura. Provaram que os estudantes do Ensino Médio estão preparados para o universo acadêmico e científico, já no segundo ano de curso”, pontuou a coordenadora de Extensão, Marli Melo.

Os trabalhos foram premiados nas categorias Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), Científica Júnior (Pibic Jr.) e Apoio à Extensão Técnico (Pibex Técnico). Orientadora de um dos Pibex vencedores, o projeto “Agentes Literários: disseminando poesias para a autorreflexão”, a professora de Língua Portuguesa, Aparecida Barros, comemorou o resultado. “É o reconhecimento de um trabalho em equipe que vem conseguindo frutos exitosos e oportunizando viver a experiência, como diria o poeta Carlos Drummond de Andrade, de penetrarmos surdamente no reino das palavras, pois lá estão os poemas que esperam ser escritos”.

Aparecida Barros e Állef Torres foram premiados na categoria Pibex Técnico

Confira a relação de bolsistas laureados:

Categoria Pibic - Filipe Araújo de Carvalho

Categoria Pibic Jr. - Michelle da Silva Matias, Maria Rafaela Vieira da Silva, Misael Angelim Neto e Thailane Figueredo Silva

Categoria Pibex Técnico - Állef Torres da Silva 

Campus Salgueiro

 

  • BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural
    CEP: 56000-000 | Salgueiro/PE - Brasil
  • cs.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 98119-2921