Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Estudantes que concorrem a estágio nos EUA participam de momento de motivação

A expectativa de disputar uma vaga na norteamericana Amazon Produce Network e conviver, por dois anos, com uma cultura e clima completamente diferentes, tomou conta de nove estudantes do campus Salgueiro do IF Sertão-PE nesta sexta-feira (27), que estão concorrendo à seleção de estágio internacional. Eles participaram de um momento de motivação com psicólogo e tiraram dúvidas sobre o trabalho e a vida nos Estados Unidos com o técnico agrícola Daniel Fernandes, formado pelo campus Petrolina Zona Rural, que atuou na empresa entre 2011 e 2013.

A convite da Coordenação de Extensão do campus, Daniel falou sobre a experiência de viver em outro país. "Nos primeiros seis meses de estágio, tudo que eu via era comparado ao Brasil. Aproveitei pouco da cultura do país onde eu estava vivendo, ficava com muita saudade de casa. Um conselho que dou aos alunos é que não percam a oportunidade de desfrutar do estilo de vida americano. Conheçam, dediquem-se, pois terão uma visão de mundo completamente diferente depois disso, com grande aprendizado e crescimento, tanto profissional como pessoal", afirmou.

Estudantes tiraram dúvidas com profissional ex-estagiário da Amazon

Um dos tópicos mais abordados foi o domínio do idioma estrangeiro. Daniel aconselhou os candidatos a investir no estudo do Inglês e Espanhol antes de embarcar para o estágio, e seguir praticando as Línguas mesmo depois de voltar para o Brasil. "Há muito contato com pessoas que falam os dois idiomas na empresa, mas só isso não é suficiente. É preciso dedicar-se e continuar estudando, pois o conhecimento que você adquiriu pode se perder se ficar muito tempo sem praticar. As Línguas são importantes para quem quer buscar novos horizontes futuramente, então, invistam!", ressaltou.

Em função da confidencialidade da seleção, não foram abordados detalhes do processo. O técnico agrícola direcionou as dicas para uma visão mais geral. "Sejam vocês mesmos", aconselhou. "Tenham foco e determinação, pois são características fundamentais a todo bom profissional". Para a coordenadora de Extensão do campus Salgueiro, Marli Melo, a troca de experiências, além de positiva, funcionou como instrumento de motivação. "Ao conversar com alguém que já esteve na mesma posição que eles e obteve sucesso, os alunos puderam perceber que a conquista da seleção de estágio é possível e está ao alcance de todos que se esforçarem", avaliou. Após a conversa, o grupo também participou de uma dinâmica com o psicólogo e professor do campus, Ailton Rocha.

Campus Salgueiro

 

  • BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural
    CEP: 56000-000 | Salgueiro/PE - Brasil
  • cs.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 98119-2921