Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Experiências docentes do campus Salgueiro são compartilhadas em Congresso Internacional de Licenciaturas

Professores, estudantes e pesquisadores de várias instituições federais do Brasil, Panamá, Chile e Argentina puderam conhecer experiências e cases de sucesso vividos por docentes do campus Salgueiro do IF Sertão-PE, durante o II Congresso Internacional das Licenciaturas (Cointer), promovido pelo Programa Despertando Vocações para Licenciaturas (PDVL) do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). O evento aconteceu de 1 a 3 de dezembro, em Recife.

O objetivo do Congresso é incentivar conversações e reflexões sobre as práticas docentes, tanto entre professores graduados como em formação.  Ao todo, o campus Salgueiro do IF Sertão-PE apresentou 22 trabalhos, entre comunicações orais, relatos de experiência e pôsteres.

Danilo Oliveira apresentou o pôster sobre ensino de Física e tecnologias africanas

Na primeira categoria, a professora Ângela Lima abordou a interdisciplinaridade no ensino de Geografia. Já os relatos de experiência, orientados pelos professores Getúlio Paiva e Eriverton Rodrigues, mostraram bons resultados obtidos no ensino de Física a partir do uso de Teatro Científico e da intervenção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Também houve apresentações sobre reciclagem de óleo e produção de cachaça.

Professores e alunos do campus Salgueiro participaram do evento

Orientados por Getúlio Paiva e Márcia Farias, os pôsteres exibiram análises do programa nacional do livro didático 2015 e das possibilidades de ensino a partir de tecnologias africanas. “Foi muito importante levar as práticas vividas no campus Salgueiro a um evento com participantes do Brasil e do Exterior, pois tivemos a oportunidade de ampliar as fronteiras das nossas experiências, divulgar os trabalhos e aprender com os resultados de outros professores e alunos. Foi enriquecedor para toda a equipe”, avaliou Getúlio Paiva.
Além dos docentes, também participaram do evento os estudantes Emanoel Silva Carvalho, Maria Leonete da Silva, Simone Ribeiro e Silva, Danilo Oliveira e Jackeline Alves de Oliveira.

Campus Salgueiro

 

  • BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural
    CEP: 56000-000 | Salgueiro/PE - Brasil
  • cs.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 98119-2921