Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Campus Salgueiro adota Conselho Interno como ferramenta de gestão participativa

Entender como funciona a administração e poder participar dos processos decisórios são duas novidades que vêm mudando a rotina dos servidores do campus Salgueiro do IF Sertão-PE. Desde março deste ano, eles dialogam com a Gestão através do Conselho Interno: um órgão consultivo e deliberativo formado por representantes de diversas categorias, que reúne-se com a Direção Geral para compartilhar demandas e informações.

 O Conselho surgiu por iniciativa do atual diretor do campus, professor Josenildo Forte, que lançou a proposta durante a campanha para a eleição de dezembro de 2015, da qual foi vencedor. "A ideia era colocar em prática o conceito de gestão participativa, trazendo a comunidade para o centro da Administração, de forma que as demandas internas pudessem ser resolvidas em conjunto", explica.

 

Para compor o órgão, cada categoria escolheu três representantes com seus respectivos suplentes, totalizando seis técnicos administrativos, seis docentes e seis estudantes. Além de fazer a ponte entre os setores e a Direção Geral, o Conselho também escolhe os chefes de Setor e Coordenadores de Extensão e Pesquisa - processo que, antes, era centralizado no gestor. "Primeiro, são definidos os critérios e perfis necessários a cada cargo, como tempo de experiência, interesse e disponibilidade. Após, os interessados fazem suas candidaturas e defendem os planos de trabalho, que são votados, prevalecendo aquele com maior aceite ", esclarece Josenildo Forte. Os escolhidos ainda são avaliados a cada seis meses, podendo continuar ou não no cargo por dois anos, renováveis por igual período.

Escolhido como representante titular dos técnicos administrativos, o servidor Ivan Cassimiro elogiou a nova dinâmica de gestão. "A comunidade estava habituada a receber informações de forma unilateral; agora, somos protagonistas da Administração. É uma oportunidade de compreender melhor como funcionam as coisas e também de contribuir para que as decisões reflitam o melhor possível as necessidades de todos", afirmou.

Atualmente, o Conselho não consta no organograma institucional, mas, de acordo com o professor Josenildo, está previsto no Regimento Interno do IF Sertão-PE, em fase de aprovação. Confira quem são os integrantes e chefias escolhidas:

Categoria Docente:

- Titulares: Adriana de Carvalho Figueiredo, Orlando Silva de Oliveira e Pedro Augusto Buarque;

- Suplentes: Leonardo Bernardo de Morais, Getúlio Eduardo Paiva e Cristiane Ayala.

 Categoria Técnicos Administrativos

- Titulares: Murilo Duarte de Oliveira, Ivan Timóteo Cassimiro e Kelly Rayanne;

- Suplentes: Rosana Amâncio, Edicleide Conserva e Francisca Vanusa. 

 Categoria Discente:

- Titulares: Magdiel Joctã dos Santos; Juliana Socorro Fideles; Cristiane Jorge Clementino

- Suplentes: Luís Henrique e Fernanda Lays da Silva.

Chefia do Departamento de Ensino

- Maria Marli Melo Neto

 Chefia do Departamento de Administração e Planejamento

- Antônio Carlos Ferreira

Coordenação de Extensão

- Márcia Farias De Oliveira e Sá

 Coordenação de Pesquisa:

- Camila Macedo Medeiros

 

 

 

 

Campus Salgueiro

 

  • BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural
    CEP: 56000-000 | Salgueiro/PE - Brasil
  • cs.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 98119-2921