Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Curso de Educação Patrimonial inicia atividades na Casa da Cultura

A Casa da Cultura Veremundo Soares, reinaugurada no final de 2015, é o novo palco do projeto Educação Patrimonial na Escola, desenvolvido pelo campus Salgueiro do IF Sertão-PE na modalidade Extensão. Nesta quarta-feira (13), estudantes e monitores que participam da empreitada iniciaram as atividades com uma aula de apresentação do curso, principais conceitos e objetivos, realizada no prédio histórico municipal. 

 

Monitores do Ensino Médio Integrado ministram as aulas para estudantes de escolas da região

O projeto tem como proposta sensibilizar os estudantes de escolas públicas do município para a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural da região. Até agora, foram ministrados cursos em quatro escolas de Conceição das Crioulas - comunidade remanescente de quilombolas - e na escola professor Manoel Leite, na qual também houve atividades nesta quarta-feira. As aulas são conduzidas pelos monitores do Ensino Médio Integrado do campus Salgueiro, Aleff Torres, Cêlina Alves, Michelle Matias e Girlayne Vivianny.

Ao longo do curso, os participantes aprendem a identificar o patrimônio, compreender sua importância e reconhecer métodos de preservação. Em quase um ano de funcionamento, o projeto possui um acervo de mais de 100 itens históricos doados por moradores locais, que compõe a exposição itinerante "Pô cabôco Vê: o sertão e seus acervos". De acordo com a coordenadora da iniciativa, professora Márcia Farias, a expectativa é de que parte do acervo seja exposta na Casa de Cultura. 

Campus Salgueiro

 

  • BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural
    CEP: 56000-000 | Salgueiro/PE - Brasil
  • cs.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 98119-2921