Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Livro aborda experiências literárias praticadas no campus Salgueiro

A prática de relacionar, em sala de aula, trechos da Literatura com a realidade, vivida por estudantes do campus Salgueiro do IF Sertão-PE,  é um dos temas abordados no livro Impressões de Leitura do Texto Literário, organizado por Graça Graúna e lançado na última quarta-feira (13), em Garanhuns. A obra traz experiências de docentes que integram a turma do mestrado profissional em Letras da Universidade de Pernambuco (UPE), entre os quais as professoras do IF Sertão-PE, Maria Alcione Costa (campus Serra Talhada) e Edilaine Pereira de Sousa (campus Salgueiro), que abordou a experiência vivenciada na instituição.

 

Docentes do IF Sertão-PE partilharam experiências de sala de aula na obra lançada em Garanhuns

Segundo Edilaine, a essência do livro é refletir o mundo sob a lente da literatura relatando experiências docentes em que se trabalham textos de autores brasileiros consagrados fazendo uma ponte com a realidade. No campus Salgueiro, os estudantes participam desta experiência há três anos, desde que a professora de Literatura passou a desenvolver projetos de Teatro e Dança com este objetivo.

"Um dos relatos de sucesso foi a encenação da peça A Vida do Trabalhador Brasileiro, em 2015, durante a Semana da Biblioteca do campus. O aluno Victor Vinícius, do Ensino Médio Integrado, levou ao palco as questões sociais enfrentadas no Brasil, parafraseando trechos da obra de João Cabral de Melo Neto", conta Edilaine. "Isso mostra que o olhar do mundo pela janela da literatura tanto desperta o senso crítico como sensibiliza os discentes para os dilemas sociais e nos torna mais humanos", avalia.

Publicado pela editora Todas as Musas, o livro Impressões de Leitura do Texto Literário está disponível nas versões impressa e digital.

 

 

 

Campus Salgueiro

 

  • BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural
    CEP: 56000-000 | Salgueiro/PE - Brasil
  • cs.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 98119-2921