Livro traz panorama sobre os 10 anos da Lei que determinou o ensino de Espanhol no Brasil

Que mudanças significativas trouxe a lei 11.161/2005, que determinou o ensino da língua espanhola em todas as instituições públicas de ensino do país? Que desafios cercam esta realidade, hoje, dez anos depois da publicação da normativa? Para responder a estas perguntas, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) lançou, em maio, o livro "Dez anos da Lei de Espanhol (2005-2015)", com artigos escritos por professores e pesquisadores de várias instituições, incluindo o IF Sertão-PE.

No capítulo sobre os reflexos da Lei em Pernambuco, a professora do campus Salgueiro, Kélvya Freitas, dividiu com a docente da Universidade de Pernambuco (UPE), Lilian Barbosa, a responsabilidade de falar sobre as consequências na oferta do idioma na educação básica. "Visualizamos quais eventos da área ocorreram, no Estado, com a finalidade de capacitar professores, diagnosticamos quais concursos existiram para contratação após a Lei e qual a situação atual do ensino médio nas escolas de educação básica. O estudo é um marco para a consolidação das políticas linguísticas de implementação do Espanhol", explica Freitas.

A obra está disponível para download gratuito e pode ser acessada aqui.

Campus Salgueiro

• BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural