Com apoio da tecnologia, curso de Espanhol conquista estudantes

Aplicativos de mensagem, ambientes virtuais de interação e redes de compartilhamento de vídeos, entre outros aparatos, marcaram o aprendizado de Espanhol para 19 estudantes que concluíram o curso básico do idioma, ofertado pelo campus Salgueiro do IF Sertão-PE na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC). Além de facilitarem o ensino e a recepção do conhecimento durante as aulas, as tecnologias movimentaram a confraternização de encerramento do FIC, realizada na quarta-feira (27), com apresentação de vídeos criados e editados pela turma sobre países de língua espanhola.

De acordo com a professora Kélvya Freitas, que integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educacionais Tecnológicas (GEPET) do IF Sertão-PE, os recursos virtuais contribuíram com uma maior interação entre os estudantes. "Tivemos aulas virtuais através do Edmodo, conversamos pelo celular e redes sociais online, sempre em Espanhol, o que tornou o contato com a Língua mais constante no dia a dia", explicou.

Estudantes participaram do encerramento do curso com entrega de certificados

Os vídeos de conclusão do curso foram elaborados pela própria turma, com softwares diversos, abordando aspectos como cultura e gastronomia de países de língua espanhola. Para a estudante de Edificações, Amanda Emanuella, a experiência, além de divertida, vai contar pontos no currículo profissional. "Hoje em dia é importante ter um curso de idiomas na bagagem para conseguir uma boa colocação profissional. A produção do vídeo foi uma excelente experiência, pois tínhamos de falar apenas em Espanhol e repetir o texto várias vezes para não errar. Também aprendemos bastante sobre os países que falam este idioma, pois a realização do vídeo dependia de uma pesquisa bem feita sobre os costumes, pontos turísticos e características de cada local", afirmou.

Confira a produção final do curso aqui:

Venezuela e Panamá

Espanha e Peru