Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Egressos do curso de Licenciatura em Física iniciam carreira como servidores

O semestre letivo começou com um gosto diferente para Thiago Muniz e Maria Leonete Silva, egressos do curso de Licenciatura em Física no campus Salgueiro do IF Sertão-PE. É que, depois de deixarem a instituição como graduados, em 2016, ambos estão retornando para iniciar a carreira como professores.

Thiago tomou posse como docente efetivo do campus Salgueiro durante uma cerimônia coletiva que aconteceu na Reitoria, em Petrolina, em janeiro deste ano. Já Leonete foi convocada em seleção para substitutos e lotada no campus Petrolina, onde já começou a ministrar as aulas. 

Eles contam que a escolha da carreira foi um desafio cujos frutos vieram logo que o curso começou, fazendo com que ambos se apaixonassem tanto pela docência quanto pela Ciência. "Venho de uma família de agricultores, e vi na Física uma oportunidade de mudar de vida. Tive muitas dificuldades com Matemática e a própria Física no início do curso, por falta de uma boa base nessas disciplinas, mas os professores foram ajudando e aos poucos isso foi sendo superado. Logo que entrei, conquistei uma bolsa do Programa de Iniciação à Docência (Pibid), participei de eventos e atividades. Depois de formada, fui contratada como professora pela escola de referência Odorico Melo, em Parnamirim. Costumo dizer que não escolhi a Física, ela me escolheu", lembra Leonete.

Leonete já começou a ministrar as aulas no campus Petrolina

"Quando terminei o Ensino Médio, como muitos jovens, eu não sabia direito qual curso queria fazer. Mas como tinha aptidão para as Ciências Exatas, optei por tentar Engenharia. Passei, mas não pude me matricular por questões pessoais, então, acabei me matriculando no curso de Física, pensando em aproveitá-lo para outra carreira no futuro. Porém, quando os semestres foram passando, fui me apaixonando pelo curso, pelas disciplinas, a experiência docente, e decidi que era isso que queria para minha vida. Os professores eram muito bons, o curso possibilita um leque amplo de atuação: pesquisa, extensão, iniciação à docência, o Museu de Ciências, são vários atrativos que cativam quem tem curiosidade pela Ciência", explica Thiago. 

Com o semestre letivo 2018.1. prestes a começar, o sentimento dos dois recém-contratados é de expectativa e gratidão. "A sensação de voltar para o lugar onde me formei é muito boa, é um desafio estar junto com ex-professores, agora colegas, mas é uma grande oportunidade, que vou exercer com muita dedicação, responsabilidade e amor acima de tudo", afirma Thiago. "Voltar para casa como profissional é maravilhoso. Mesmo tendo sido lotada para um campus diferente do qual frequentei, é a mesma instituição, dá um orgulho enorme e também esperança, pois lecionar como substituta me dá experiência para um futuro concurso efetivo, seleção de mestrado, etc. É o começo de uma grande jornada", complementa Leonete.

Questionados sobre o que diriam a outros jovens que vivenciam o dilema de escolher uma carreira no ensino superior, Leonete deixa o recado: "Você também pode se apaixonar pela Física, essa Ciência maravilhosa. Está esperando o quê para estudar com a gente?", finaliza.

 

 

Campus Salgueiro

 

  • BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural
    CEP: 56000-000 | Salgueiro/PE - Brasil
  • cs.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 3421-0050