Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Campus Salgueiro consolida projetos de sucesso com seis premiações na XIII Jince

O sentimento de vitória e reconhecimento pelo trabalho desempenhado ainda toma conta dos professores e estudantes do campus Salgueiro do IF Sertão-PE que participaram da XIII Jornada de Iniciação Científica (Jince), realizada nos dias 19 e 20 de outubro, no campus Santa Maria da Boa Vista. Com seis trabalhos premiados, o campus Salgueiro consolidou iniciativas de sucesso nas modalidades Pibex Técnico, Pibiti e Pibic Jr, com projetos que abordaram o patrimônio histórico e cultural do sertão, acessibilidade, Libras, análise de concreto e consumo de carne suína.

 

Na categoria Extensão, o campus levou os três primeiros lugares com os projetos "Pro Caboclo Vê", da professora Márcia Farias com a bosista Rute Santana; "Desmistificação do consumo de carne suína nas escolas públicas de Salgueiro", do professor Edmilson Gomes, com o bolsista Hercullys Kayme; e "Mãos que Falam", da orientadora Edicleide Conserva e o bolsista Cleverton Barros.

Projeto de teclado acessível levou dois troféus

 

Na categoria Pesquisa, modalidade Pibic Jr., o premiado foi o projeto "Análise não destrutiva de concretos com a utilização de pó de pedra em substituição ao agregado miúdo - métodos da velocidade de pulso ultrassônico e resistividade", desenvolvido pelo professor Marcos Padilha, com o bolsista Jayron Xavier. Já na modalidade Pibiti, consagrou-se o projeto "Desenvolvimento, aperfeiçoamento e aplicação de tecnologias assistivas: superando deficiências físicas", do professor Marcelo Anderson, com a bolsista Tatiane Gonçalves. 

Com a proposta de aperfeiçoar um teclado inteligente, para atender usuários com deficiência, o projeto do professor Marcelo Anderson levou dois troféus: um da láurea na categoria Pesquisa, e um da categoria "Mostra de Inovação Tecnológica", que foi um espaço criado dentro da programação da Jince para exposição de produtos, protótipos, jogos, etc, fruto das pesquisas desenvolvidas no IF Sertão-PE. O teclado foi construído com o apoio da empresa mineira Geraes Tecnologia Assistiva, que apoia projetos de empoderamento das pessoas com deficiência, por meio do aperfeiçoamento de tecnologias digitais. 

"Todo mundo queria ver como funcionava o teclado, chegar perto, utilizar. Foi um projeto que chamou bastante a atenção dos visitantes da Jince e nos deixou muito felizes, pois vemos o empoderamento das pessoas com deficiência como uma questão de grande relevância, ainda mais nos ambientes educacionais. Vamos, com certeza, utilizar esse reconhecimento como motivação para seguir com nosso projeto e fortalecer os laços de apoio com os parceiros para melhorar cada vez mais o teclado TiX", explicou o professor Marcelo Anderson. 

Campus Salgueiro

 

  • BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural
    CEP: 56000-000 | Salgueiro/PE - Brasil
  • cs.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 3421-0050