Portal do Governo Brasileiro

 


Março Lilás Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Projeto interdisciplinar promove debate sobre cultura e violência de gênero no câmpus Salgueiro

Incentivar o pensamento crítico relacionando temas do cotidiano à poesia e à literatura é a proposta do projeto “Ler: compreender o mundo”, que vem sendo desenvolvido há dois anos no câmpus Salgueiro do IF Sertão-PE. Nessa quinta-feira (4), 15 alunos dos cursos técnicos em Agropecuária e Edificações, que participam da atividade, utilizaram apresentações de dança, música e teatro para debater questões culturais e de violência de gênero.

Os debates aconteceram no auditório, seguidos da entrega de certificado. Segundo a professora e coordenadora do projeto, Elisabete Agra, a iniciativa surgiu da vontade de usar a literatura para estimular o pensamento crítico e a produção autoral. “Nós sentimos a necessidade de promover estas discussões fora da sala de aula para contribuir com a formação do aluno enquanto pessoa. As turmas foram se envolvendo e hoje participam ativamente, assim como docentes de outras áreas que ministraram oficinas de cordel e produção textual, nestes dois anos de atividades”, afirmou.

A turma de Edificações discutiu temas relacionados à cultura e formação dos jovens

Estudante de Edificações e monitora do “Ler: compreender o mundo”, Helga Morais participou do encontro desta quinta-feira com dança, teatro e poesia que abordavam a violência de gênero. Para ela, mesmo não estando no contexto da sala de aula, o momento foi de grande aprendizado. “Nós falamos de temas polêmicos que nos fazem refletir sobre aspectos importantes da nossa vida. Quando você faz um trabalho assim e aprende a pensar criticamente, leva esse conhecimento para toda a realidade. É muito importante para a nossa formação”, avaliou.

Quinze alunos e professores de diferentes áreas participam das atividades

O projeto promove encontros semanais, às quintas-feiras, e é aberto à participação de discentes e servidores. “Agora, nossa pretensão é expandir esse trabalho e levá-lo para outros câmpus do IF Sertão-PE, escolas estaduais e municipais, e quem sabe, prefeituras vizinhas. Queremos estimular a produção de trabalhos autorais, música, poemas, textos, para futuramente publicá-los em forma de livro. Desta forma, os alunos desenvolvem habilidades literárias ao mesmo tempo em que complementam a sua formação cidadã”, informou Elisabete Agra.

Campus Salgueiro

 

  • BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural
    CEP: 56000-000 | Salgueiro/PE - Brasil
  • cs.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 98119-2921