Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Oficinas e debates movimentam o campus Salgueiro no I Fórum alusivo ao Dia Internacional da Mulher

A emoção, a troca de conhecimentos e discussão de tabus do universo feminino marcaram o I Fórum Mulher: Todas as Vidas Dentro de Mim, que aconteceu nos dias 13 e 14 deste mês, no campus Salgueiro do IF Sertão-PE. O evento fez alusão ao Dia Internacional da Mulher trazendo palestras, oficinas e apresentações teatrais que contaram com a participação de alunos, servidores e convidados externos.

 

Banda "M", formada só por mulheres, abriu a programação do Fórum

Na quarta-feira (13), duas apresentações marcaram a abertura do evento: a banda marcial "M", composta apenas por mulheres da região, e a peça teatral "Todas as vidas dentro de mim", encenada pelo grupo de teatro do campus. Já na quinta-feira (14), a servidora do TJPE, Jordana Monteiro, discutiu o movimento feminista e os direitos das mulheres, seguida por uma roda de conversa com professoras e técnicas do campus Salgueiro, que falaram sobre suas trajetórias pessoais e desafios profissionais como mulheres. "Foi muito bom dividirmos um pouco da nossa experiência com o público do Fórum, principalmente com as alunas do campus, pois estão na fase de construir suas vidas acadêmicas e profissionais, que envolve muitas inseguranças. É uma espécie de rede de apoio, uma maneira de dizer às meninas que podem ser o que quiserem, persistir diante das dificuldades e vencer", avaliou a professora Cinthia Souza.

Oficina de ginástica laboral promoveu integração entre servidores e alunos

O Fórum também contou com oficinas de Pilates, defesa pessoal, ginástica laboral, estética negra, reparos automotivos e fotografia. Para a professora Alice Freitas, que ministrou a oficina de reparos automotivos, foi uma oportunidade enriquecedora de quebra de tabus. "A sociedade criou a ideia de que carro é coisa de homem, mulher não sabe dirigir nem fazer reparos, justamente para que as mulheres fossem dependentes. A oficina de reparos automotivos e domésticos quebrou um pouco isso, e mostrou às participantes que realmente podem fazer o que quiserem. Não existe 'assunto de homem', 'atividade de homem', todas são capazes de aprender sobre esses temas e fazer os próprios reparos", afirmou.

Campus Salgueiro

 

  • BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural
    CEP: 56000-000 | Salgueiro/PE - Brasil
  • cs.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 98119-2921