Projeto do câmpus Salgueiro para desenvolver blocos sustentáveis de construção é aprovado pelo CNPq

Com a proposta de produzir blocos de construção sustentáveis a partir de resíduos de demolição e cerâmica vermelha, o câmpus Salgueiro do IF Sertão-PE foi uma das instituições de ensino contempladas com apoio financeiro do CNPq/Setec, na chamada pública nº 17/2014, que apoia projetos de incentivo ao desenvolvimento científico e tecnológico nacionais.

A proposta foi aprovada dentro da linha de pesquisa “Soluções Inovadoras”, que concentra projetos voltados à criação de ferramentas de impacto econômico e social. “O objetivo é oferecer à população um material de construção alternativo, que possa ser feito com facilidade por qualquer pessoa, sem custos elevados, e ao mesmo tempo beneficie o meio ambiente, pois vamos utilizar resíduos que hoje não têm destino correto para descarte na cidade de Salgueiro”, explicou a coordenadora Camila Medeiros.

bloco

Blocos sustentáveis poderão substituir o barro e o tijolo usados na construção de moradia popular

Para produzir o bloco serão utilizados, também, resíduos de cerâmica fornecidos por uma empresa da região. Segundo Camila Medeiros, a previsão é de que a matéria prima comece a ser analisada em janeiro de 2015, em parceria com o laboratório de materiais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). “Quando ele estiver pronto, as pessoas que hoje vivem em casas de madeira e barro terão uma ferramenta bem mais resistente e segura para sustentar as moradias, sem precisar gastar recursos com cimento e outros tipos de material. Elas mesmas vão aprender a confeccionar o bloco. O impacto para a comunidade será muito positivo”, destacou.

Além deste, outros cinco projetos do IF Sertão-PE foram aprovados na chamada pública, em diferentes linhas de apoio. Eles terão duração de dois anos e representarão um investimento global de R$ 40 milhões.

Campus Salgueiro

• BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural