Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Estudantes indígenas e quilombolas podem concorrer à Bolsa Permanência até o dia 30 de agosto

Estão abertas, até o dia 30 de agosto, as inscrições para o Programa Bolsa Permanência, destinado a estudantes indígenas e quilombolas matriculados em curso de graduação presencial nos Institutos Federais, a exemplo do IF Sertão-PE. A Bolsa Permanência é um auxílio financeiro que tem por finalidade minimizar as desigualdades sociais, étnico-raciais e contribuir para permanência e diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica. 

Concedido pelo Ministério da Educação, o benefício é acumulável com outras modalidades de bolsas acadêmicas e com auxílios para moradia, transporte, alimentação e creche. Para se inscrever, o candidato precisa acessar sisbp.mec.gov.br/primeiro-acesso e, em seguida, solicitar o acesso e preencher as informações solicitadas. 

São exigidos o Termo de Compromisso do discente preenchido e assinado, autodeclaração do candidato conforme modelo preestabelecido, declaração de sua respectiva comunidade sobre sua condição de pertencimento étnico, assinada por pelo menos três lideranças reconhecidas, declaração da Fundação Nacional do Índio (Funai) que o estudante indígena reside e pertença em comunidade indígena e comprovante de residência em comunidade indígena ou declaração da Fundação Cultural Palmares que o estudante quilombola reside e pertença comunidade remanescente de quilombo e comprovante de residência em comunidade quilombola.

Esses documentos devem ser digitalizados para serem anexados no sistema no momento dos cadastros. Cada estudante é responsável pela sua inscrição. Os documentos também devem ser entregues às Coordenações de Políticas de Assistência Estudantil do seu Campus, onde é possível tirar dúvidas e ter mais orientações sobre a bolsa permanência. 

 Termo de Compromisso do Bolsista
 Declaração de Pertencimento Étnico e de Residência para Bolsista Quilombola
 Declaração de Pertencimento Étnico e de Residência para Bolsista Indígena
 Declaração de Pertencimento Étnico (para estudante indígena)
 Autodeclaração do Candidato (estudante quilombola)
 Autodeclaração do Candidato (estudante indígena)

Campus Salgueiro

 

  • BR 232, Km 504, sentido Recife, Zona Rural
    CEP: 56000-000 | Salgueiro/PE - Brasil
  • cs.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 98119-2921