Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Momento de Literapia celebra o feminino em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Março é um mês dedicado às mulheres. E, apesar dos avanços nas questões relativas a gênero, ser mulher ainda é uma condição repleta de desafios frente ao machismo incrustado nas práticas cotidianas da sociedade. Usar a literatura para discutir o papel da mulher na sociedade e fazer uma reflexão sobre o feminino, essa é a proposta do “Momento de Literapia” de março, uma iniciativa do professor Ricardo Souza, do IF Sertão-PE, Campus Santa Maria da Boa Vista.

O encontro virtual será realizado no dia 11 de março, às 19h, através do Google Meet. Durante a atividade, serão discutidos textos de Clarice Lispector, Marina Colassanti e Rubem Alves. Para o organizador do evento, professor Ricardo Souza, as autoras e o autor apresentam textos que possibilitam “uma experiência estético-reflexiva que por meio das narrativas dá voz e sentimento a um eu feminino muitas vezes silenciado em sociedade, mas que clama numa luta interna e externa para ser mais ouvido e notado”.

O “Momento de Literapia” busca estimular processos terapêuticos profundos através do ato de ler. A proposta se baseia nos estudos de biblioterapia, uma técnica que auxilia os leitores a lidarem com questões emocionais, físicas e sociais. “O ato da leitura compartilhada com viés terapêutico se  mostra como  um remédio possível para as doenças da alma, cujos efeitos e ressonância contribuem para o desenvolvimento e crescimento pessoal”, explica Souza.

O evento é aberto ao público. O encontro acontecerá nesta sala.

Campus Santa Maria da Boa Vista

 

  • BR 428, Km 90, Zona Rural
    CEP: 56.380-000 | Santa Maria da Boa Vista/PE - Brasil
  • csm.direcao@ifsertao-pe.edu.br