Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Gestão do IF Sertão-PE se reúne com estudantes do campus Santa Maria da Boa Vista  

Nesta quinta-feira (11), o projeto Reitoria Itinerante aportou no campus Santa Maria da Boa Vista. Enquanto a manhã foi dedicada a um diálogo com os servidores, a pauta da tarde esteve envolvida com as demandas estudantis. Cerca de 80 estudantes participaram do momento, em que puderam entender as funções das pró-reitorias, conhecer as oportunidades abertas para a participação discente e expor os desconfortos provenientes do ensino remoto.  

A reitora Leopoldina Veras fez a abertura do encontro

A abertura do encontro ficou por conta da reitora Leopoldina Veras, que explicou as atribuições de todas as pró-reitorias e ressaltou os esforços feitos pela gestão do Instituto para driblar as dificuldades impostas pela pandemia, como a busca de recursos junto ao Ministério da Educação (MEC), as capacitações promovidas, os editais de ajuda aos estudantes e a mudança de normativas institucionais. "Temos de fazer, não podemos ficar esperando que as coisas se resolvam por si só", afirmou, lembrando da importância em identificar as possíveis melhorias e promover a melhor formação para os estudantes.  

Na sequência, falaram a pró-reitora de Ensino, Socorro Tavares, e os pró-reitores de Extensão e Cultura, Vitor Lorenzo, de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Francisco Kelsen de Oliveira, de Desenvolvimento Institucional, Alexandre Correia, e de Orçamento e Administração, Jean Alencar. Todos destacaram as oportunidades abertas de editais e outras vias de incentivo à formação estudantil, além de apresentarem um balanço das atividades desenvolvidas ao longo do último ano para superar os desafios impostos pela pandemia.  

A pró-reitora de Ensino, Socorro Tavares, destacou a importância de manter o diálogo com os estudantes

"São muitas ações que estamos fazendo para desenvolver ainda mais a instituição e o sertão pernambucano. Só ano passado o IF Sertão-PE conseguiu captar um recurso extra de seis milhões para projetos focados no atendimento aos nossos alunos e às comunidades do sertão", lembrou Vitor Lorenzo. Já Socorro Tavares destacou a importância do constante diálogo com os estudantes para a superação dos desafios educacionais. "É importante que dialoguem com os líderes das turmas e os coordenadores dos cursos. Dentro da medida do possível, vamos buscar resolver as dificuldades e ir se adequando da melhor maneira possível. A Proen está aberta para vocês", afirmou.  

Os esforços para oferecer condições à permanência dos estudantes foram também destacados por Jean Alencar

Os estudantes destacaram algumas situações de dificuldades encontradas no ensino remoto, como a sobrecarrega de atividades, o pouco incentivo e motivação, a falta de lançamento de notas no Suap, a baixa interação entre estudantes e professores e o conflito de atividades de ensino com a realização de vestibulares. Todas as questões foram expostas e consideradas pela equipe gestora e acompanhadas pelo diretor-Geral Humberto Alencar. Houve a sinalização da abertura de um canal mais próximo de diálogo com a Direção-geral do campus e a Diretoria de Ensino, a fim de que as soluções sejam encontradas e as situações sejam superadas da melhor maneira possível.  

O próximo encontro virtual da Reitoria Itinerante ocorrerá nesta segunda-feira (15), dessa vez envolvendo servidores e estudantes do campus Ouricuri do IF Sertão-PE. Confira aqui o cronograma completo previsto para os próximos encontros.

Campus Santa Maria

 

  • BR 428, Km 90, Zona Rural
    CEP: 56.380-000 | Santa Maria da Boa Vista/PE - Brasil
  • (87) 9 9921-9264
  • csm.direcao@ifsertao-pe.edu.br