Campus Santa Maria da Boa Vista vai oferecer 210 vagas em cursos técnicos para ingresso em 2023

Até o dia 24 de outubro, estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo (PS) 2023 do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). Para o campus Santa Maria da Boa Vista, estão disponíveis 210 vagas, distribuídas da seguinte forma: 70 vagas para a modalidade Técnico Integrado ao Ensino Médio, 105 para a modalidade Técnico Subsequente e mais 35 para a modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Para concorrer a uma das vagas disponíveis, os candidatos necessitam cadastrar-se previamente na plataforma Gov.br (saiba mais aqui) e, em seguida, utilizar as mesmas credenciais de acesso no Portal do Aluno.

Modalidades

A modalidade Integrado ao Ensino Médio (edital n.º 63) é voltada para os concluintes do 9.º ano do Ensino Fundamental. Nesta categoria, há oportunidades para os cursos técnicos em Agropecuária e em Edificações, cada um deles com 35 vagas disponíveis.

Para a modalidade Subsequente ao Ensino Médio (edital n.º 65), destinada a quem já concluiu este nível de ensino, são oferecidas 70 vagas para o curso de Agropecuária e outras 35 para o curso técnico em Edificações.

Por fim, o Proeja (edital n.º 64) é voltado para quem concluiu ou está concluindo o 9.º ano do Ensino Fundamental ou a 4.ª fase da Educação de Jovens e Adultos e tem, no mínimo, 18 anos. Para esta modalidade, são ofertadas 35 vagas para o curso de auxiliar técnico em Agropecuária.

Informações detalhadas sobre a duração dos cursos, turno e data de início das aulas podem ser encontradas nos respectivos editais. De modo geral, os cursos da modalidade médio integrado possuem duração de três anos, enquanto os subsequentes variam entre um ano e meio e três anos; já os cursos da modalidade Proeja variam entre dois e três anos de duração.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 24 de outubro. Para se inscrever, o candidato precisa preencher todos os itens do Formulário de Inscrição, inclusive o Questionário Socioeconômico. A seleção será feita através de análise de histórico escolar. Por isso, no momento da inscrição, o candidato deve anexar frente e verso do documento emitido pela escola (ficha 18, para estudantes do Nível Fundamental; ficha 19, para Nível Médio) e inserir as notas, exigidas no respectivo edital, no sistema.

Os candidatos que se inscreverem para a modalidade Médio Integrado devem inserir as médias de Português, Matemática, História e Geografia do 6.º, 7.º e 8.º anos do Ensino Fundamental. Já os candidatos aos cursos Subsequentes ao Ensino Médio devem apresentar as médias de Português e Matemática do 1.º e 2.º anos do Ensino Médio ou, em alternativa, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Finalmente, no caso dos candidatos às vagas da modalidade Proeja, deverão ser inseridas as notas de Português e Matemática do 6.º e 7.º anos do Ensino Fundamental II ou 3.ª fase ou 8.º módulo da Educação de Jovens e Adultos ou equivalente.

Em caso de dúvidas, os candidatos poderão enviar mensagem para o endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou procurar o IFSertãoPE nas redes sociais.

Clique aqui para acessar o edital da modalidade Integrado ao Ensino Médio (Edital n.º 63/2022).

Clique aqui para acessar o edital da modalidade Proeja (Edital n.º 64/2022).

Clique aqui para acessar o edital da modalidade Subsequente ao Ensino Médio (Edital n.º 65/2022).

Campus Santa Maria da Boa Vista

• BR 428, Km 90, Zona Rural