Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

I Encontro de Matemática movimenta o campus Santa Maria da Boa Vista

Em uma parceria do IF Sertão-PE com o Núcleo de Pesquisa e Ensino de Matemática (Nupemat) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), foi realizado na última terça-feira (23) o I Encontro de Matemática do campus Santa Maria da Boa Vista. O evento, que contou com a participação de 100 pessoas, promoveu a integração de estudantes e professores do Instituto e do projeto “Univasf descobrindo novos talentos para a matemática” com alunos e educadores de matemática das redes estadual e municipal de educação.

Com o objetivo de difundir e fortalecer os estudos das ciências exatas, além de preparar os estudantes da cidade de Santa Maria da Boa Vista para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), a programação incluiu palestras e diversas oficinas, como a de Montagem de Cubo Mágico, Resolução de Problemas, Construção Geométrica e Reciclemática.

O professor Severino Neto ensinou os estudantes a montar cubos mágicos

A oficina de Montagem de Cubo Mágico, desenvolvida pelo professor da Univasf Severino Cirino de Lima Neto e estudantes medalhistas da Obmep, teve por finalidade ensinar os alunos participantes a montar e entender as técnicas de montagem do cubo mágico.

Estudantes e professores foram motivados a resolver problemas na oficina ministrada pelo Nupemat

Já a oficina de Resolução de Problemas, ministrada pelos professores do Nupemat Erinaldo Borges, Jackson Santos, Paulo César e Pedro Macário, serviu como uma ferramenta motivacional para alunos e professores das redes estadual e municipal e do Ensino Médio do campus Santa Maria da Boa Vista. O intuito foi utilizar a resolução de problemas de modo motivacional, lúdico e prático para despertar o interesse à participação.

A construção geométrica foi tema de uma oficina

Os professores do Núcleo de Pesquisa e Ensino em Matemática também facilitaram a oficina de Construção Geométrica, que teve o objetivo de solucionar problemas da Obmep e verificar que, na análise da resposta, podem ser feitos questionamentos que ocuparão espaço de um novo problema, resolvido com régua e compasso.

E a oficina Reciclemática, desenvolvida pelas professoras do Nupemat Diana de Souza e Sumaia Almeida, teve a intenção de aplicar os conhecimentos ao contexto social do aluno, gerando um ambiente de aprendizagem significativa, que exige do docente uma didática inovadora, atendendo à necessidade da interdisciplinaridade com atividades interativas na perspectiva da sustentabilidade.

Professoras do Nupemat desenvolvem oficina Reciclemática

De acordo com a organização do evento, o I Encontro de Matemática também visa firmar uma parceria entre o Nupemat e o IF Sertão-PE, no intuito de implantar ao longo deste ano um Núcleo de Estudo da Matemática no campus Santa Maria da Boa Vista.

Campus Santa Maria da Boa Vista

 

  • BR 428, Km 90, Zona Rural
    CEP: 56.380-000 | Santa Maria da Boa Vista/PE - Brasil
  • csm.direcao@ifsertao-pe.edu.br