Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Servidores do campus Santa Maria da Boa Vista participam de ação sobre Saúde Mental

Na manhã desta segunda-feira, dia 19, os servidores do campus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE participaram de uma roda de conversa com a temática "Saúde mental é.... cuidar da vida". O evento fez parte da ação referente à Campanha Janeiro Branco que aborda aspectos relacionados à saúde mental e à educação emocional das pessoas. 

 Com as presenças da psicóloga do campus Érika Freire e da terapeuta holística Graça Cavalcante reunidos em sala de aula, os servidores em debate descontraído apresentaram seus pensamentos acerca da saúde mental na atualidade e sobre a importância de discutir o assunto na Instituição de ensino. Além disso, assunto como a medicalização da vida no tratamento de transtornos e distúrbios que escondem questões econômicas, sociais e emocionais foi destaque durante a roda de conversa.


 Servidores participam de exercícios de respiração e reflexão da individualidade para conhecer-se melhor

A terapeuta holística Graça Cavalcante destacou durante a palestra a importância de se perceber enquanto indivíduos para conhecer e respeitar o outro mesmo diante da carga de problemas e questões não resolvidas que ficam impregnadas no ser humano e são levadas ao ambiente de trabalho. “No ambiente de trabalho encontramos muitas histórias e vidas que precisam se resolver individualmente. O ambiente de trabalho precisa de mais leveza e as pessoas de disposição para conhecerem melhor a si mesmas, respeitando e entendendo o outro que se encontra no coletivo. Os processos internos das dificuldades de trabalho podem continuar, mas a forma de lidar com isso vai criar o diferencial de respeito aos colegas servidores e aos alunos no ambiente escolar”, destacou Graça Cavalcante.


 Terapia holística é apresenta para os servidores através de palestra sobre Saúde mental

Para a docente Keidylânia da Costa e também praticante da terapia holística Reiki, ações como essas são muito importante porque não é natural dar atenção aos cuidados com a mente. “Ainda existe muito estigma sobre as doenças mentais. É fundamental cuidar da saúde mental, seja em meio a um processo de adoecimento ou como prevenção, sendo que a terapia holística é uma ótima forma de fazer isto. E eu, mesmo sendo tão cética e querendo comprovação científica de tudo, realizo o reiki, massagens, aromaterapia, acupuntura e constelação familiar. São terapias que permitem, sobretudo, o autoconhecimento, o que é extremamente válido para nossa evolução”, comentou a professora. 

Campus Santa Maria da Boa Vista

 

  • BR 428, Km 90, Zona Rural
    CEP: 56.380-000 | Santa Maria da Boa Vista/PE - Brasil
  • csm.direcao@ifsertao-pe.edu.br