Respeita as Mina realiza exposição em escola municipal no Dia Internacional da Mulher

Um projeto. Duas jovens. Mais de 120 pessoas alcançadas. Essas informações são resultados das ações do Projeto de Extensão Respeite as Mina das estudantes do campus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE.  As alunas do Ensino Médio Integrado ao Curso de Edificações realizam exposição de fotos e depoimentos que retratam a violência contra a mulher e promovem mesa redonda acerca da temática.

Na tarde desta sexta-feira (08), dia em que se comemora o Dia da Mulher, as ações do projeto aconteceram na Escola Municipal Padre Maurilo. As alunas Milena Ramos e Thaisy Ribeiro, autoras do projeto, sob a orientação do servidor Clésio Morgado, apresentaram o projeto para mais de 120 alunos que compareceram à escola.

Milena Ramos e Thaisy Ribeiro apresentam projeto Respeita as Mina

O evento teve início por volta das 14h30, com a recepção dos alunos à sala de exposição de fotos e depoimentos, mesmo momento em que Milena e Thaisy apresentaram o poema de autoria de F.L. de 16 anos que relata o abuso sexual sofrido aos 08 anos de idade. Na apresentação elas levaram uma mensagem sobre a importância de falar sobre o assunto todos os dias e nos diversos ambientes que frequentam.

Após a apresentação do poema, as alunas contaram sobre o surgimento do projeto que teve início depois de participarem de uma feira de ciências ocorrida no campus Santa Maria da Boa Vista que as estimularam a permanecer tratando sobre a temática na busca de conscientizar jovens e adolescentes.

Seis turmas da Escola Municipal Padre Maurilo participaram da exposição

“Era somente uma feira de ciências e resolvemos criar o projeto de extensão. Não achamos que daria certo porque inicialmente começou a dar errado. Mas as ações foram crescendo e chegamos às escolas. Não esperávamos que chegaríamos aqui”, comentou Milena.

As apresentações duraram cerca de 15 minutos para cada turma de alunos que frequentava a exposição. De acordo com Thaisy Ribeiro, as fotos e depoimentos expostos foram uma parceria com a estudante de Pedagogia Daiane Santos, também militante da causa contra a violência doméstica.

Exposição de fotos, depoimento e apresentação de relato em forma de poema de vítima de abuso

“As fotos não mostram o rosto porque muitas meninas ainda têm medo de serem expostas. Devemos ensinar à sociedade a não estuprar. A mulher é abusada duplamente, física e psicologicamente. Temos que construir o pensamento de que não somos culpadas, e sim o agressor é culpado”, destacou a aluna.

Com o término das apresentações, o segundo momento iniciou no pátio da escola, com uma mesa redonda composta por Sônia Ribeiro, secretária municipal das Mulheres, Sara Carvalho, psicólga representando o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Érika Freire, psicóloga do campus, Iara, coordenadora da escola e as autoras do projeto.

Mesa redonda e debate encerra atividade do Respeita as Mina no Dia da Mulher

Cada componente da mesa expôs sobre a temática em sua área de atuação no município e em seguida a plateia teve a oportunidade de tirar dúvidas e realizar questionamentos.

Para Clésio Morgado, coordenador do projeto,o evento foi muito bom e com muitas participações dos alunos nos debates. " Essas ações são muito boas porque possibilitam o debate amplo com outros setores da sociedade, discute temas transversais dentro do ambiente escolar e há a possibilidade de relatos que engrandecem a dinâmica das atividades", finalizou o servidor.

Imagens: José Nicolas Correia

Campus Santa Maria da Boa Vista