II Ciclo de Palestras Virtuais em Educação para as Relações Étnico-raciais e Ensino de Ciências Exatas e Naturais encerra com a discussão de tecnologias africanas no ensino médio

A programação do II Ciclo de Palestras Virtuais em Educação para as Relações Étnico-raciais e Ensino de Ciências Exatas e Naturais encerra no dia 12 de julho, às 19h, com o tema “História e Tecnologia africana: diálogos possíveis no Ensino Médio Integrado”. Desta vez, a palestrante é a professora do campus Salgueiro do IFSertãoPE Márcia Farias de Oliveira e Sá, mestra em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pesquisadora na área de patrimônio do sertão e história africana.  

As inscrições já estão abertas na plataforma IF Eventos: https://ifeventos.ifsertao-pe.edu.br/event/537/subevents. O objetivo da iniciativa é fomentar o debate acerca da implementação da Lei nº 10.639/03 ─ que instituiu a obrigatoriedade do ensino de História da África e Cultura Afro-brasileira em todas as áreas do conhecimento ─ nas Ciências Exatas e Naturais.  

Coordenado pela professora Valéria Costa, com a monitoria dos estudantes bolsistas Emerson Lima e Elton Barbosa, licenciandos em Física no campus Serra Talhada, o evento teve início em março deste ano. Ao longo de quatro meses, contou com as presenças de destacados/as profissionais, pesquisadores/as e docentes das áreas das ciências, tecnologias e saúde.  

O II Ciclo de Palestras Virtuais em Educação para as Relações Étnico-raciais e Ensino de Ciências Exatas e Naturais é promovido pelo CARCARÁ - Grupo de estudos e pesquisas em humanidades, educação, linguagens e suas tecnologias e o curso de Licenciatura em Física do campus, com o apoio do DADÁ - Grupo de estudos e pesquisas em relações de gênero, sexualidade e saúde da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) da UFRPE.