Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

 Outubro Rosa é comemorado no IF Sertão-PE com palestra para os estudantes

Comemorado em todo o mundo, o movimento popular conhecido como Outubro Rosa, tem o objetivo de levar as pessoas, instituições e entidades maiores esclarecimentos e alertar quanto à prevenção ao câncer de mama. Sendo assim, o Campus Serra Talhada do IF Sertão-PE, promoveu na tarde da última segunda-feira (26), um encontro de estudantes e professores com algumas convidadas que deram depoimentos e sanaram dúvidas acerca do tema.

 


Secretária da Mulher de Serra Talhada conversa com os estudantes acerca do combate à violência doméstica 

No primeiro momento, a Secretária da Mulher de Serra Talhada, Mônica Cabral, apresentou aos estudantes as ações que a secretaria tem desenvolvido no município, relatou sobre o acolhimento feito as mulheres que sofrem com a violência doméstica e estimulou os estudantes a serem multiplicadores das informações passadas. Para ela, é necessário esse diálogo no ambiente escolar, sobretudo, porque os jovens podem orientar seus pais e mães de uma maneira mais convincente. “O IF Sertão-PE vem abrindo esse espaço de discussão de uma maneira muito positiva. Esse tipo de palestra vai além da grade curricular, pois, possibilita o aluno compreender melhor como pode contribuir no enfrentamento à violência contra as mulheres”, destaca. 


A ginecologista Lucia de Fátima tira dúvidas dos estudantes sobre o câncer de mama

Logo em seguida, a funcionária pública Doroteia dos Santos, deu seu depoimento acerca do período em que enfrentou o câncer de mama. Ela descreveu detalhes sobre como descobriu a doença, o tratamento e dos momentos difíceis que passou até ser curada. Para finalizar o encontro, a médica ginecologista Drª Lúcia de Fátima deu orientações específicas aos estudantes quanto à prevenção, diagnóstico e tratamento deste, que é o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo. “É importante que haja essa discussão com os jovens ainda que o curso deles não seja ligado ao tema porque é um assunto de saúde publica. Aqui nós pudemos tirar dúvida e desmitificar alguns dos tantos tabus que existem em nossa sociedade”, salientou a médica.     

 

Campus Serra Talhada

 

  • Rodovia PE 320, KM 126, Zona Rural
    Caixa Postal 78 | Serra Talhada/PE - Brasil
  • cst.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br