Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

1ª Semana de Refrigeração e Climatização é marcada por palestras e visita técnica

Durante os dias 09 e 10 de outubro, o campus Serra Talhada do IF Sertão-PE realizou a 1ª Semana de Refrigeração e Climatização. Com o objetivo de contribuir para a formação dos participantes, o evento permitiu que estudantes, professores e profissionais da área pudessem assistir a palestras e trocarem experiências.

 


A abertura do evento contou com palestras e discussões

Na noite de abertura, os presentes assistiram a três palestras: a primeira com o pró-reitor de Orçamento e Administração, Jean Carlos Coelho, que é técnico em Refrigeração e Climatização pelo campus Petrolina do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), hoje, IF Sertão-PE. Em sua fala, Jean ressaltou a importância do curso em sua trajetória profissional bem como incentivou os estudantes a não desistirem dos seus objetivos. “A ideia do evento é passar para os alunos o que eles verão no mercado de trabalho. Falar dos espaços  em que eles podem ser inseridos, de experiências exitosas que outras pessoas tiveram também”, destacou. No segundo momento da noite, todos puderam ouvir os ex-alunos do campus Lázaro Anjos e Rubens Santos, que relataram suas vivências enquanto profissionais em Serra Talhada. 


Durante a visita técnica se pôde observar a produção de sorvetes

Na tarde do dia 10, um grupo de estudantes seguiu até a cidade de Tabira -PE, onde pôde visitar a fábrica de sorvetes Ping-Mel. Acompanhados pelos professores Oto Lima, Thiago Figueiredo e Martin Costa, os estudantes conheceram toda a empresa, as máquinas utilizadas, o sistema de refrigeração e o processo de produção de sorvetes e picolés. Na ocasião, guiados pelo técnico responsável, todos entraram na câmara fria, onde são conservados os produtos produzidos e experimentaram um frio de -22º. 


Estudantes e professores na câmara fria da empresa

Empolgada com os conhecimentos repassados durante o evento, a estudante Maria do Socorro Marinho, conta que ouvir os profissionais durante a palestra e no dia seguinte conhecer uma empresa que lida com refrigeração foi muito enriquecedor para sua formação. “Como aluna do curso foi muito interessante tudo o que foi aprendido durante esta semana. Ainda não trabalho na área, e visualizar lá na empresa tudo o que aprendemos aqui no Instituto na teoria foi muito bom”, afirmou a jovem. 


Todo o sistema de refrigeração da empresa foi mostrado aos professores e estudantes do IF Sertão-PE

Coordenador do curso de Refrigeração e Climatização, o professor Oto Lima comentou sobre a relevância da Semana e o quanto ela contribuiu para despertar mais interesse nos estudantes. “ Levá-los para uma empresa para que seja visto os equipamentos funcionando deu uma ideia de como a teoria se aplica na prática e profissionais da área relatando suas experiências dão injeção de ânimo aos nossos alunos”, concluiu. 

 

Campus Serra Talhada

 

  • Rodovia PE 320, KM 126, Zona Rural
    Caixa Postal 78 | Serra Talhada/PE - Brasil
  • cst.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br