Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Oficinas, apresentações e visitas técnicas marcam o segundo dia da Semana Técnica do campus Serra Talhada

 

A programação da Semana Técnica 2018 do campus Serra Talhada do IF Sertão-PE continuou, ainda com mais força, nesta quarta-feira (05). Os participantes se dividiram entre as diversas atividades realizadas, e participaram das que mais se encaixavam com sua área de atuação. 

 


Nas salas os alunos se divertiam com jogos interativos

Pela manhã, um grupo de estudantes do curso de Técnico em Logística visitou as instalações do aeroporto de Serra Talhada e as empresas ABS Farma, Brotinhos, Distac Distribuidora e Pajeú Atacadista. Acompanhados por professores da área, os alunos puderam entender o funcionamento, bem como tirar dúvidas acerca do processo logístico que envolve cada setor desses locais. Segundo a professora Gabriella Sá, as visitas técnicas sempre potencializam a formação dos futuros profissionais. “Gosto de acompanhá-los nestes momentos principalmente por saber contribui para o crescimento dos alunos. É a oportunidade quem temos de demonstrar na prática, os assuntos abordados nas aulas”, salientou.


Alunos de Logística numa empresa visitada

Já os estudantes de Edificações, visitaram CGB Engenharia e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), também com o intuito de aprender mais acerca do conteúdo ministrado nas aulas técnicas. No período da tarde, os futuros técnicos em Refrigeração e Climatização, foram até o município de Afogados da Ingazeira-PE e conheceram o sistema de refrigeração utilizado na Cooperativa da Agricultura Familiar e Inclusão Social.


Os futuros técnicos em refrigeração analisam um aparelho específico da empresa

Quem ficou pelo campus, pôde participar das oficinas de LIBRAS, ministrada pela professora Silvana Leão, Duas ou três dicas sobre comunicação, com o professor Suzano Aquino, ou de como montar um currículo, com a professora Alane Luma. No auditório, foram realizadas palestras sobre Fisioterapia Preventiva e Elaboração de Projetos, Orçamento e Execução de Redes de Água e Esgoto. 


Pelos corredores não faltaram trabalhos para serem observados

A última palestra da tarde, foi realizada pelo professor João Luiz, do campus Floresta, que falou sobre a importância da interiorização dos IF's para as comunidades indígenas e quilombolas de Pernambuco. Um dos pontos altos da tarde foi a apresentação do grupo indígena Pankará, que além de participarem da palestra, mostraram um pouco da sua cultura para alunos e servidores do campus. 


O grupo indígena realizou sua dança mais tradicional no pátio do campus

Nas salas, os estudantes de todos os cursos poderiam conhecer mais acerca do que faz cada especialidade ofertada no campus. A aluna Aisha Melo, do curso de Edificações, apresentava aos visitantes um pouco mais sobre a área de atuação que estuda no IF Sertão-PE. “A Semana Técnica tem sido muito boa principalmente para relembrarmos o que vimos desde o começo do ano. Além do mais, toda a programação tem sido cheia de momentos interessantes”, destacou a jovem. 


Trabalhos desenvolvidos em todos os cursos foram expostos

No período da noite, os estudantes viram palestras acerca de como ser um empreendedor e sobre tecnologia do concreto. Uma peça teatral também foi realizada pelos estudantes de Logística, que mostrou os erros e acertos de uma empresa e suas relações interpessoais. A programação também contou com oficinas sobre placa eletrônica, processo de soldagem e recolhimento de fluido refrigerante, ministrado por alunos do curso de Refrigeração e Climatização. 


A peça teatral mostrou os desafios de uma empresa

Para o professor Oto Lima, o evento tem impulsionado mais ainda os estudantes a mostrarem o seu melhor. “A gente tem notado que nossos alunos estão muito empolgados na apresentação dos trabalhos, oficinas e visitas. Uma equipe de refrigeração chegou a montar uma geladeira de vidro para apresentar aqui, e isso tem motivado a todos, principalmente quem chegou no Instituto esse semestre”, concluiu. 


Os estudantes de refrigeração montaram uma geladeira de vidro para mostrar o funcionamento do aparelho

A semana Técnica 2018 será encerrada nesta quinta-feira (06), com uma noite cultural para os estudantes. 

Campus Serra Talhada

 

  • Rodovia PE 320, KM 126, Zona Rural
    Caixa Postal 78 | Serra Talhada/PE - Brasil
  • cst.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br