Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Palestras, oficinas e jogos adaptados à pessoa com deficiência marcaram a Semana Inclusiva 2019 do campus Serra Talhada

 

Realizada nos dias 24 e 25 de setembro, a Semana Inclusiva 2019 do campus Serra Talhada do IF Sertão-PE, contou com uma participação expressiva de estudantes e servidores. A ideia é que a comunidade acadêmica refletisse acerca da importância de incluir em todas as situações e contextos pessoas com deficiência, bem como estar preparado para recebê-las.

 


Os estudantes fizeram um pequeno circuito vendados para sentirem um pouco da dificuldade do deficiente visual

Para isso, durante o primeiro dia do evento foram realizadas oficinas de Libras e de Fundamentos do Braille, os estudantes produziram jogos adaptados para pessoas com deficiência, e realizaram a vivência “Sentindo na Pele”, onde os interessados realizavam um pequeno percurso com alguma limitação física, para entender o quanto realizar tarefas consideradas “simples”, podem ser complicadas em ambientes sem acessibilidade. Os alunos também puderam participar de uma oficina de pilates e ouvir uma palestra sobre atendimento interdisciplinar no grupo envelhecimento. 


A oficina de pilates teve participação de alunos e servidores do campus

Segundo o estudante Natanel Marcolino, a Semana Inclusiva fez com que ele entendesse que acolher pessoas com qualquer deficiência é muito importante. “Aqui nós realizamos algumas atividades e pude refletir sobre a pessoa com deficiência, do quanto elas precisam de atenção e serem respeitadas em todos os aspectos”, destacou o jovem.


Jogos com temática inclusiva foram destaques durante a Semana

No segundo dia foram promovidos dois minicursos: o primeiro, pela manhã, falou acerca das tecnologias assertivas e digitais para pessoas com deficiência, e o segundo, realizado à noite, teve como tema "A comunidade surda e o nós: nós na comunidade surda”, discutindo justamente a inserção da pessoa com deficiência auditiva na sociedade. Outro destaque do dia foi o grupo da JODIF, com jogos adaptados também para a pessoa com deficiência. 


Oficinas e palestras deram mais esclarecimentos aos presentes sobre a pessoa com deficiência

Para a professora de LIBRAS do campus, Silvana Leão, este ano o evento foi ainda mais grandioso,   dada a participação também da comunidade externa. “Tivemos atividades mais intensas e mais pessoas engajadas. Acredito que atingimos nosso objetivo que foi fazer com que refletíssemos sobre a inclusão”, afirmou a professora. 

Campus Serra Talhada

 

  • Rodovia PE 320, KM 126, Zona Rural
    Caixa Postal 78 | Serra Talhada/PE - Brasil
  • cst.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br