Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Política de Curricularização da Extensão

Em 2020, o IFSertãoPE iniciou a implantação da Curricularização da Extensão, em atendimento à meta 12.7 do Plano Nacional de Educação e à Resolução do CNE/CES n.º 07/2018, que preveem a destinação de 10% da carga horária das matrizes curriculares dos cursos de ensino superior a atividades de extensão, na busca da inclusão das atividades e ações de extensão nos currículos dos cursos superiores, com foco no conceito e nas diretrizes da extensão na educação.  

As discussões sobre a Política de Curricularização da Extensão no IFSertãoPE iniciaram-se ainda em 2020, com a formação de uma comissão nomeada pelas Pró-Reitorias de Extensão e Cultura (Proext) e de Ensino (Proen) para a elaboração do Regulamento da Curricularização da Extensão no IF Sertão-PE. Posteriormente, a Proext nomeou, através de portaria, uma comissão para a implantação da Curricularização da Extensão nos campi do Instituto.  

Em 24 de fevereiro de 2021, foi realizado o Workshop Online, com estudantes, professores, técnicos administrativos e convidados do IFSertãoPE, para apresentar o Regulamento e esclarecer como o processo de implantação ocorrerá. Para reforçar o entendimento sobre a temática, foram convidadas para ministrar palestra, além da equipe gestora da instituição, profissionais com amplo conhecimento, que partilharam experiências com a extensão e com a implantação da curricularização em suas instituições.  

Temos a perspectiva de avançar nas práticas extensionistas nos nossos cursos de graduação, estreitando as relações com as comunidades locais, proporcionando a troca de conhecimentos e socializando resultados num processo de aprendizagem com as produções acadêmico-científicas do Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Com isso, esperamos possibilitar aos estudantes uma vivência teórico-prática mais intensa, que resulte na formação de profissionais mais envolvidos e alinhados com as demandas sociais.  

Participe da construção desse importante momento da educação extensionista!  

Resolução

A Comissão da Curricularização da Extensão no IFSertãoPE encaminhou a minuta da Resolução Normativa que estabelece normas para a inserção da extensão nos currículos dos cursos de graduação do Instituto Federal do Sertão Pernambucano. A consulta pública foi realizada no sistema Colabore, no período de 15 a 20 de setembro de 2020.  

A minuta da resolução normativa, que estabelece normas para a inserção da extensão nos currículos dos cursos de graduação, foi aprovada pelo Conselho de Dirigentes (Codi) e pelo Conselho Superior (Consup) em fevereiro de 2021.  

É importante que os atos normativos sejam discutidos pela comunidade acadêmica, não se restringindo apenas aos órgãos colegiados centrais, que têm a missão de aprová-los.    

Contribuições referentes  

A proposição deverá ser fundamentada e justificada, mencionando-se os artigos, parágrafos e incisos a que se refere, devendo ser acompanhada de textos alternativos e substitutivos quando envolver sugestões de inclusão ou alteração, parcial ou total, de qualquer dispositivo.  

As sugestões deverão ser encaminhadas para o seguinte endereço de correio eletrônico: proext@ifsertao-pe.edu.br.

Sugestão ou observação:  

  • Nome do proponente (obrigatório)  
  • E-mail (obrigatório)  
  • Texto original  
  • Texto proposto  
  • Justificativa    

Documentos

 Resolução CNE/CES n.º 7, de 18 de dezembro de 2018

 Diretrizes para a Curricularização da Extensão na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

 Portaria nº 16, de 4 de setembro de 2020 (Proext)

 Minuta pós-contribuições

Grupos de Trabalho nos Campi

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350