O serviço de Conferência Web da RNP permite a interação de equipes remotas em tempo real, de forma simples, usando um computador ou dispositivo móvel. Basta um navegador instalado, um headset e conexão com a internet para organizar e participar de reuniões com recursos avançados de comunicação e colaboração, como:

  •     Compartilhamento de áudio
  •     Compartilhamento de vídeo por webcam
  •     Compartilhamento de documentos nos mais diversos formatos
  •     Compartilhamento de desktop
  •     Bate papo público ou privado
  •     Gravação de reuniões

O principal benefício deste serviço é a facilidade em reunir pessoas, perto ou longe uma das outras, a qualquer hora e com um mínimo de recursos necessário. Dessa maneira, é possível gerar economia, agilizar processos, aumentar a produtividade e facilitar a comunicação na sua instituição. O serviço pode ser usado em diversas ocasiões, entre elas reuniões de equipe, defesas de teses e dissertações, transmissão de webinars ou eventos, capacitação, treinamento e ensino a distância (EAD).

O portal do serviço pode ser acessado no link conferenciaweb.rnp.br

 

Como funciona

O serviço precisa de um navegador em sua versão mais recente. Recomendamos usar o Mozilla Firefox, pois é o que atende a todos os requisitos de uso. Ainda é necessário ter o Adobe Flash instalado e atualizado.  Um headset de boa qualidade faz toda diferença na experiência de uso. Evite o uso de microfone embutido em notebook ou webcam, pois captura muito ruído do ambiente e prejudica a comunicação.

A rede é um item importante. Compartilhar somente o áudio e o vídeo em média qualidade não exige muita banda. Contudo, se o compartilhamento incluir diversos recursos, como áudio, vídeo de alta qualidade e compartilhamento de desktop em alta resolução, a exigência da banda será maior. Além da banda, deve-se levar em consideração a qualidade da sua rede local. Por se tratar de um serviço de comunicação multimídia em tempo real, uma rede local de baixa qualidade pode ocasionar problemas como picotes e falhas na voz e no vídeo. Redes Wi-Fi públicas ou empresariais de baixa qualidade ou com muita interferência podem implicar em uma experiência ruim.

Recomendamos sempre usar uma rede cabeada ou um ambiente Wi-Fi controlado. O firewall da sua rede local também pode impactar negativamente na qualidade da reunião, pois o bloqueio de determinadas portas podem inviabilizar o uso de recursos ou mesmo degradar a qualidade do áudio e do vídeo.

 

O acesso por ser feito de qualquer navegador, mas determinados recursos são compatíveis somente com alguns. Recomendamos utilizar os navegadores:

  • Google Chrome.
  • Mozila Firefox 

 

Como realizar gravação de reuniões

O recurso de gravação de reuniões não é habilitado por padrão para todos os usuários. Para que você possa gravar reuniões, basta solicitar essa demanda através da Central de Serviço do SUAP. A gravação de reuniões tem uma cota compartilhada para todo o IFSertãoPE de 10GB, sendo necessário um uso consciente do serviço. Uma reunião de duração aproximada de 1h ocupa cerca de 250MB no servidor. Portanto, ao terminar a gravação da reunião é necessário fazer o download e apagá-la do servidor.

OBS : As gravações não ficam disponíveis automaticamente após o término das conferências, dependendo do tamanho do arquivo gerado elas podem demorar até 72h para serem disponibilizadas; As conferências gravadas ficarão disponíveis por apenas sete dias corridos após o evento, depois desse período elas serão automaticamente excluídas da plataforma, sendo responsabilidade do servidor interessado realizar o download e armazenamento de suas conferências em seus arquivos pessoais;

 

Manuais