Portal do Governo Brasileiro

 


Link acesso a Informação Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Extensão-pet

Considerando as Dimensões da Extensão estabelecidas pelo Fórum de Dirigentes de Extensão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (FORPROEXT), as visitas técnicas e gerenciais promovem a interação das áreas educacionais da instituição com o mundo do trabalho, proporcionado uma formação mais ampla ao aproximar o universo acadêmico da realidade profissional.

As visitas técnicas cumprem papel relevante no processo de formação profissional, em razão de que possibilita o contato com os diferentes contextos organizacionais do mundo produtivo, permitindo, assim, conhecer suas respectivas estruturas físicas, recursos humanos e tecnológicos disponíveis, dinâmicas de funcionamento, enfim, todos os fatores neles implícitos.

Essa forma de integração extrapola os contextos organizacionais, pode ser direcionada, também, a um ambiente natural ou a uma comunidade, estimulando a capacidade de observação da realidade e de confronto entre teoria e prática. As visitas técnicas podem tornar viáveis atividades de estudo e de pesquisa, contribuindo, assim, para verificação de hipóteses, teses e teorias.

Todas as visitas técnicas precisam ser devidamente registradas na Coordenação de Extensão e avaliadas pelas respectivas coordenações que as visitas estão vinculadas para que possam promover a retroalimentação do processo ensino-aprendizagem. Para verificar a disponibilidade de datas para agendamento de visitas o servidor deverá acessar o Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) ou ir diretamente na Coordenação de Extensão.

 Acesso aos formulários de solicitação de visita técnica.

 Visitas que necessitem de solicitação de diárias.

 Acesso às orientações e resoluções.

  • LEGISLAÇÃO/NORMAS/REGULAMENTOS

Resolução nº12, de 14/05/2015, acesse aqui.

Resolução nº 26, de 09/09/2013, acesse aqui

Regulamento de Estágio, acesse aqui.

Manual do Estagiário, acesse aqui.

Lei do estagiário ( Lei nº 11.788, de 25/09/2008), acesse aqui

Documentação IF Sertão-PE, acesse aqui.

Ficha cadastro de estágio, acesse aqui

Planos de Estágio, acesse aqui

Relatório de Estágio, acesse aqui


  •  ORIENTAÇÕES GERAIS DE ESTÁGIO  

Acesse aqui


  •  PARCERIAS

Instituições conveniadas e dados para elaboração de convênio, acesse aqui.

Solicitação de estagiários, acesse aqui.

Pesquisa de Egressos, acesse aqui.


  •  EGRESSOS

Resolução Nº 53 ,de 13/12/2018, acesse aqui.

Pesquisa de Egressos, acesse aqui

Eventos com caráter educativo, esportivo, cultural, social, científico, artístico ou tecnológico, que envolvam, como público-alvo, a comunidade externa, configura-se como uma das atividades/ações de Extensão. Neste sentido, torna-se indispensável o seu registro na Coordenação Geral de Extensão e Cultura.

Os eventos de Extensão podem ser realizadas sob a forma de congressos, seminários, encontros, jornadas, fóruns, mesas-redondas, ciclo de debates, oficinas, exposições, feiras, mostras, lançamentos, espetáculos, recitais, concertos, shows, apresentações, festivais, dentre outros. Os eventos poderão ser propostos por servidores e discentes.

O registro do evento na Coordenação Geral de Extensão e Cultura possibilitará a abertura do evento no sistema IF Eventos para que o proponente e equipe organizadora realize a inserção da programação e, posteriormente, garantirá certificação aos participantes do evento . Sem o registro não é possível a certificação e a ação não será incluída nos dados Institucionais. Eventos extensionistas que não estiverem cadastrados não serão publicados.

O pedido de registro do evento será formalizado através do envio do formulário de cadastro da ação para setor. Após a finalização do evento a equipe proponente realizará o preenchimento do relatório e inserção das frequências dos participantes no IF Eventos para que seja liberado o acesso dos certificados aos participantes pela Coordenação Geral de Extensão e Cultura.

Quaisquer dúvidas enviar e-mail para: cp.cgex@ifsertao-pe.edu.br com o título do assunto:"Eventos"

Confira abaixo o calendário de eventos vigente e de anos anteriores:

Calendário de Eventos

 Ano 2021 

 Ano 2020

 Ano 2019


Portarias

Resoluções, normativas e documentos 

Formulários de eventos 


 Inscrição eventos 

  • Para realizar sua inscrição nos eventos, acesse aqui

Sistema de Emissão de Certificados

Consulta pública por CPF, acesse aqui.

Validação do certificado, acesse aqui.

Os Cursos de Formação Inicial ou Continuada(FIC) ou Cursos Livres de Extensão(CLEX) são ações pedagógicas de caráter teórico e prático, presencial ou a distância planejadas para atender demandas da sociedade, visando ao desenvolvimento a atualização e aperfeiçoamento de conhecimentos científicos e tecnológicos com critérios de avaliação definidos e oferta não regular.

 Cursos do Campus Petrolina com editais abertos 

 Lista dos Cursos Ofertados pelo Campus Petrolina

 Modelo do projeto pedagógico

 Orientações normativas

 

 

Projeto de Extensão é a ação processual e continuada de caráter educativo, social, artístico, cultural ou tecnológico, com o objetivo específico e prazo determinado.

O Programa Institucional de Projetos de Extensão(PIPBEX) é um programa que destina bolsas de extensão, como auxílio financeiro, ao aluno de curso técnico ou de graduação vinculado a um projeto de extensão, orientado e acompanhado por um docente, efetivo, ou técnico administrativo do quadro permanente do IF Sertão-PE com formação acadêmica em nível superior, no âmbito das políticas e diretrizes para a Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano.

Objetivos do PIPBEX:

• Incentivar a prática da extensão como parte constitutiva da natureza do IF Sertão-PE;

• Estimular a participação dos alunos no processo de interação entre o IF Sertão-PE e a sociedade por meio de atividades que contribuam para a formação profissional dos discentes;

• Fomentar o desenvolvimento de ações de extensão no IF Sertão-PE;

• Favorecer o cumprimento dos objetivos e metas institucionais para a extensão;

• Possibilitar o desenvolvimento de ações que articulem o ensino, a pesquisa e a extensão com vistas ao atendimento das demandas sociais da região.

As propostas deverão ser encaminhadas  nos períodos estabelecidos em Edital publicado no site da instituição. Os editais para seleção de projetos são lançados anualmente pela Pró-Reitoria de Extensão e podem ser conferidos aqui


 

 Lista dos projetos de extensão do Campus Petrolina

 Resoluções, normativas e documentos 

 Formulários

 Orientações para submissões de Projetos sem bolsa

 Link para envio de propostas de projetos voluntários

 Formulário eletrônico para entrega do relatório, seja voluntário ou com bolsa 

 

Departamento de Educação a Distância - DPEAD

 

  • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
    CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
  • dpead@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-2350