Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

IF Sertão-PE realiza primeira colação de grau on-line da história da instituição

Na noite desta quinta-feira (27) o IF Sertão-PE realizou a primeira cerimônia de outorga de grau virtual da Instituição. A solenidade marcou a conclusão de curso superior para 56 estudantes dos cursos de cursos de Bacharelado em Agronomia, Gestão da Tecnologia da Informação, Licenciatura em Computação,Licenciatura em Física, Licenciatura em Música, Licenciatura em Química, Sistemas para Internet e Tecnologia em Alimentos dos campi Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta, Salgueiro e Ouricuri. 

 


O evento foi transmitido ao vivo pelo canal institucional na plataforma You Tube

A Cerimônia foi  presidida pela Reitora Leopoldina Veras e transmitida ao vivo pelo canal de You Tube Oficial do IF Sertão-PE, canal pelo qual os familiares e amigos dos concludentes puderam além de acompanhar o evento, interagir e homenagear a conquista dos novos profissionais formados pelo IF Sertão-PE.

A realização dessa modalidade especial de cerimônia de conclusão de curso foi instituída seguindo as recomendações sanitárias visando a prevenção contra a disseminação da Covid-19. Para a reitora Leopoldina Veras o momento teve um grande significado institucional e sentimental. "Inicialmente foi um sentimento misto de ansiedade, expectativa, mas ao mesmo tempo de segurança pela dedicação e empenho de todos nos campi e reitoria para a realização de forma que todos indistintamente pudessem estar mesmo distantes geograficamente mas, bem perto uns dos outros, colegas, professores, familiares...ficou a ausência do abraço, mas compreensível. Foi percebida a alegria, a emoção e a vibração de todos em cada momento da cerimônia. Não contive minha emoção e se deve ao fato de saber que cumprimos com o compromisso social com muita responsabilidade”, disse a reitora.


Nove alunos do curso de Bacharelado em Agronomia, do Campus Petrolina Zona Rural, concluíram o curso de nível superior.

Alunos do curso de Gestão da Tecnologia da Informação do campus Floresta, acompanhados da Diretora-Geral Rosineuman Soares, da Reitora Leopoldina Veras e da Professora Ana Patrícia Borges, paraninfa da Turma

A Cerimônia contou com as presenças dos Pró-reitores Maria do Socorro Tavares (Ensino), Vitor Prates (Extensão e Cultura), Luciana Cavalcanti (Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação), Jean Alencar (Orçamento e Administração) e Alexandre Roberto (Desenvolvimento Institucional), além  dos diretores-gerais Fabiano Marinho (campus Petrolina), Erbs Cintra (campus Petrolina Zona Rural), Rosineuman Soares (campus Floresta), Josenildo Forte (campus Salgueiro) e Paulo Alvacely (campus Ouricuri), além de servidores e estudantes das cinco unidades. 

O evento teve início com a apresentação dos então formandos, patronos e paraninfos das turmas, que puderam ser visualizados por todos que acompanhavam a transmissão. Na sequência a Reitora da Instituição realizou a abertura oficial da solenidade e o hino nacional brasileiro com interpretação em braile foi executado.

Na sequência, um aluno representante de cada curso realizou o juramento solene, que foi acompanhado pelos demais alunos que repetiram as palavras em pé, e com o braço direito estendido, simbolizando o compromisso profissional assumido perante à sociedade. A cerimônia seguiu com a outorga de grau realizada pela Reitora Leopoldina Veras, a cada uma das turmas, individualmente.


Alunos do Curso de Licenciatura em Computação do Campus Petrolina, acompanhados da Reitora e do Diretor-Geral da Unidade, Fabiano Marinho

Concluintes do curso de Licenciatura em Física do Campus Petrolina

Ruana Sertão de Castro, concluinte do curso de Tecnologia em Alimentos do Campus Petrolina, pronunciou o seu discurso em nome de todos os novos profissionais, e em sua fala citou os desafios que muitos dos alunos vivenciarem em busca do ensino superior, como deixar o aconchego do lar para vivenciar muitas horas dentro da instituição, o que para a oradora levou à paixão pela profissão que escolheu, e para ela em especial o desafio em concluir um curso superior tendo baixa visão e contando com o apoio da instituição durante a trajetória acadêmica. 

“Estamos felizes por mais uma etapa concluída, porém com lágrimas nos olhos pois já estamos com saudades de vocês, nessa longa caminhada encontramos muitos seres de luz que vieram a abrilhantar nossa existência com seu conhecimento [...] nesta noite gostaria de dizer para cada um de vocês que cada ser humano é único em suas particularidades e cada um de nós carrega dentro de sí, nesta noite, um sentimento único e especial, como diz minha orientadora precisamos concluir um ciclo para que novas oportunidades possam aparecer, agora, com esperança de um futuro melhor, seguiremos nessa nova etapa de nossa vida”, disse Ruana.


Ruana Castro foi a oradora da Cerimônia representando todos os concluintes em seu discurso

 O campus Salgueiro também concluiu a formação de uma turma da Licenciatura em Física

Os diretores-gerais de cada campus também realizaram discursos, e destacaram os caminhos seguidos para a concretização de cada um dos cursos superiores, a importância da busca por aperfeiçoamento profissional, o reconhecimento e gratidão à dedicação dos alunos, o compromisso dos servidores e a parceria das famílias para a formação humana e profissional, e as histórias de transformação de vidas ocorridas ao longo dos anos de estudo.


Concluintes do curso de Licenciatura em Química do Campus Petrolina

Formandos do curso de Licenciatura em Química do Campus Ouricuri, acompanhados da Reitora e do Diretor-Geral Paulo Alvacely

Para Elias Gomes Oliveira, formado no curso de Gestão da tecnologia da Informação do Campus Floresta, a vivência de uma colação de grau virtual não tirou o brilho do momento e ainda reforçou a importância da profissão que escolheu seguir. “Para mim foi uma boa experiência. Ocorreu tudo bem, e esse momento foi importante para entendermos o quanto a tecnologia pode facilitar as nossas vidas, já que o momento atual do mundo não nos permitiu estar juntos normalmente. Meus amigos e familiares puderam acompanhar, então foi bom para todos nós. Me sinto realizado em saber que mais uma etapa da minha vida, foi concluída. Três anos e meio, e no final deu certo. Agora é continuar com a mesma força”, afirmou o concluinte.


Turma concluinte do curso de Sistemas para Internet, do Campus Salgueiro

O campus Petrolina comemorou a conclusão do curso da Turma de Tecnologia em Alimentos

Turma do curso de Tecnologia em Alimentos do Campus Salgueiro

O aluno Ivan Grer dos Santos representou  curso de Música, do Campus Petrolina, na solenidade de outorga de grau

A cerimônia virtual  foi referendada pela Resolução nº 19 do Conselho Superior, que aprovou, em caráter emergencial, a Modalidade Especial (Administrativa) de Colação de Grau dos cursos superiores; e organizada por comissão formada por servidores públicos de todos os campi. O vídeo da transmissão está disponível no Canal do You Tube Institucional e até o momento desta publicação conta com quase 1.500 visualizações.

Departamento de Educação a Distância - DPEAD

 

  • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
    CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
  • dpead@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-2350