Federação CAFe

A Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) consiste de uma federação que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras e é mantida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O principal objetivo da CAFe é permitir que usuários destas instituições possam acessar todos os serviços oferecidos na federação CAFe fazendo uso de suas credenciais de acesso (nome de usuário e senha) de sua instituição de origem. Assim, usuários não precisarão criar um nome de usuário e senha para cada serviço que desejar acessar.

Servidores do IFSertãoPE poderão usufruir de todos os serviços disponíveis na CAFe, fazendo uso de seu nome de usuário e senha (para servidores o usuário do Suap).

Abaixo uma lista com os principais serviços oferecidos na CAFe.

Portal de Periódico CAPES

Permite que alunos e servidores do IFSertãoPE acessem o portal periódicos a partir de qualquer local.

Ao acessar o endereço http://periodicos.capes.gov.br, notará logo abaixo do logo do portal a mensagem de acesso livre.

  1. Clique no menu “ACESSO CAFE”
  2. Em  Acesso Remoto via CAFe (Comunidade Acadêmica Federada)
  3. Selecione Instituto Federal do Sertão Pernambucano e clique no botão ENVIAR
  4. Neste momento será direcionado para os servidores do IFSertãoPE (ATENÇÃO: verifique se o endereço do navegador está iniciando com https://cafe.ifsertao-pe.edu.br)
  5. Forneça seu nome de usuário e senha do Suap.
  6. Opcionalmente, você poderá ser redirecionado para a página CAPES dizendo que você foi identificado com sucesso, etc. e neste momento poderá clicar no botão NOVO USUÁRIO para criar seu usuário no Portal de Periódicos CAPES (isto só precisa ser feito na sua primeira visita ao portal da CAPES)
  7. Pronto, estará autenticado e apto a realizar buscas nos periódicos. Você pode constatar isto através da mensagem “Acesso por: INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO” que aparece logo abaixo do logo do portal. Para fazer buscas, clique no menu BUSCA e escolha o tipo que deseja

FileSender RNP

Ferramenta web para envio de arquivos grandes por e-mail (até 5Gb por e-mail).

Acessar o endereço: https://filesender.rnp.br

  1. Clicar no botão ACESSO FEDERADO
  2. Procure por IFSertãoPE Instituto Federal do Sertão Pernambucano e clique no botão SELECIONAR
  3. Neste momento será direcionado para os servidores do IFSertãoPE (ATENÇÃO: verifique se o endereço do navegador está iniciando com https://cafe.ifsertao-pe.edu.br)
  4. Forneça seu nome de usuário e senha do SUAP
  5. Pronto, poderá carregar o arquivo e indicar quem receberá por e-mail.

Conferencia Web - RNP

O conferência web é um serviço de comunicação e colaboração da RNP que promove encontros virtuais entre dois ou mais participantes. O serviço possibilita que, mesmo distantes geograficamente, os participantes compartilhem áudio, vídeo, texto, imagens, quadro branco e a tela de seus computades.

Procedimento Via Federação CAFe : Download
Atalho de acesso para o serviço: https://conferenciaweb.rnp.br/ 
 

Vídeo@RNP e VídeAula@RNP

O portal de Vídeo Digital da RNP agrega três diferentes serviços (Vídeo Sob Demanda, Transmissão de Vídeo ao Vivo e Transmissão de Sinal de TV) e se integra ao conteúdo do serviço Videoaula@RNP

  1. Acessar o endereço: http://video.rnp.br ou http://www.videoaula.rnp.br
  2. Clicar no LOGOTIPO da CAFe – ACESSO FEDERADO
  3. Selecionar Instituto Federal de Sertão Pernambucano e clicar no botão ENVIAR
  4. Neste momento será direcionado para os servidores do IFSertãoPE  (ATENÇÃO: verifique se o endereço do navegador está iniciando com https://cafe.ifsertao-pe.edu.br)
  5. Forneça seu nome de usuário e senha do SUAP
  6. Será direcionado para a página inicial do serviço

ORCID (Connecting Research and Reserchers)

O ORCID fornece um identificador digital persistente que o distingue de todos os outros pesquisadores e, através da integração em fluxos de pesquisa chave, como manuscrito e submissões, oferece suporte a ligações automatizadas entre você e suas atividades profissionais garantindo que seu trabalho seja reconhecido.

Procedimento Via Federação CAFe : Download
Atalho de acesso para o serviço: https://orcid.org/