-
Última atualização: 13 Abril 2020
-
Criado: 09 Fevereiro 2017
-
Acessos: 13573
O Técnico em Logística é um profissional que deve ter habilidade para analisar e propor soluções que garantam um eficiente desempenho em diversos pontos de uma organização seja de caráter comercial, industrial ou de serviços. Entre suas funções estão: planejamento, execução, avaliação e controle das atividades ligadas à administração, a movimentação e armazenagem de materiais, distribuição, transporte, logística internacional e reversa.
O que estuda:
A formação do estudante de Logística é direcionada às atividades gerenciais e informacionais. Entre as disciplinas existentes no curso estão: Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão de Transporte e Distribuição, Logística Reversa e Sistema de Informações Gerenciais Aplicadas à Logística. A ideia é formar um profissional preparado para solucionar gargalos existentes em seu ambiente de trabalho.
Como é o curso no IF Sertão-PE:
O curso Técnico em Logística é oferecido no campus Serra Talhada de forma presencial desde o primeiro semestre de 2015 na modalidade subsequente, nos turnos vespertino e noturno. Em 2016, passou a ser ofertado também no Ensino Médio Integrado. Sua carga horária é de 1.520 horas, encerrando com o estágio obrigatório. A duração do curso depende da modalidade escolhida. O subsequente é realizado em um ano e seis meses e Ensino Médio Integrado em três anos.
Grade Curricular - Ensino Médio Integrado
Projeto Pedagógico do Curso - PPC Ensino Médio Integrado
Projeto Pedagógico do Curso - PPC Ensino Médio Integrado (para turmas ingressantes em 2020)
Projeto Pedagógico do Curso - PPC Subsequente
Área de atuação e Mercado de Trabalho
O Técnico em Logística tem uma ampla possibilidade no mundo do trabalho. Por ser um profissional dinâmico que pode atuar em vários setores de uma organização ele pode vir a trabalhar em fábricas, canais de distribuição, como portos, aeroportos, empresas de transporte, atacadistas e varejistas. Este profissional também presta atendimento aos clientes, além de implementar os procedimentos de qualidade, segurança e higiene do trabalho no sistema logístico.