Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Apresentação

O Técnico em Refrigeração e Climatização é um profissional que tem a habilidade técnica para elaborar e supervisionar projetos de instalação de equipamentos e sistemas de refrigeração. Sua formação envolve executar planos, rotinas de montagem e manutenção de máquinas, equipamentos e sistemas de refrigeração, além da comercialização de sistemas de refrigeração e climatização. 

O IFSertãoPE forma um profissional apto a desenvolver o seu trabalho conforme a legislação e normas técnicas ambientais, de saúde e segurança no trabalho, fundamentando suas ações em requisitos de sistemas de qualidade e na preservação ambiental.

O que estuda?

O curso possui grade curricular que garante a convergência entre teoria e prática. Sua principal característica é a interdisciplinaridade, o que privilegia a formação integral do profissional. Entre as disciplinas existentes no curso estão: Refrigeração Residencial, Refrigeração Comercial, Refrigeração Industrial, Projeto de Climatização, Carga Térmica, Conforto Térmico, Psicometria, Empreendedorismo e Segurança do Trabalho.

Grade Curricular 

Ato autorizativo
Projeto Pedagógico do Curso - Ano 2017
Projeto Pedagógico do Curso - Ano 2018

Área de atuação e mercado de trabalho

O Técnico em Refrigeração e Climatização poderá trabalhar em estabelecimentos comerciais e residenciais, seja na instalação quanto na manutenção dos aparelhos. Oficinas de refrigeração, comercial, industrial e automotiva também são opções para este técnico. O profissional durante o curso também recebe lições de empreendedorismo, o que o qualifica também para montar seu próprio negócio. 

Como é o curso no IFSertãoPE?

Categoria: Presencial

Carga horária do curso: 1300 h (incluindo o estágio obrigatório)

Vespertino: 13h às 17h45min. Duração: um ano e meio

Noturno: 19h às 22h Duração: dois anos

Modalidade: Subsequente (oferecido para quem já concluiu o Ensino Médio)

Forma de ingresso: Processo Seletivo do IFSertãoPE 

Titulação do curso: Técnico em Refrigeração e Climatização

Campus Serra Talhada

 

  • Rodovia PE 320, KM 126, Zona Rural
    Caixa Postal 78 | Serra Talhada/PE - Brasil
  • cst.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br