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Documentos que norteiam a oferta de ensino remoto no campus Salgueiro

 A Instrução Normativa nº 01 de 17 de Março de 2020 - Transmite orientações gerais considerando a pandemia mundial do coronavírus (COVID-19);
 Portaria nº 376, de 3 de abril de 2020 - Dispõe sobre as aulas nos cursos de educação profissional técnica de nível médio, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19;
 
A Portaria Nº 544 de 16 de Junho de 2020 - Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020;
 
A Resolução nº 19 de 10 de Julho de 2020 - Aprova, em caráter emergencial, a Modalidade Especial (Administrativa) de Colação de Grau dos cursos superiores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano;
 A Resolução nº 15 de 02 de Julho de 2020 - Aprova o Regulamento de Atendimento Remoto das Atividades Acadêmicas (RARAA) no âmbito do IF Sertão-PE e Revoga a Resolução nº 12, de 16 de junho de 2020;
 Instrução Normativa nº 02 de 06 de Julho de 2020 - Institui o Regulamento de Atividades Remotas e Atividades Acadêmicas no âmbito do IF Sertão-PE.

 Plano de ação


Horário e calendário das aulas remotas

 Horário Ciclo 1 - por turma

 Horário Ciclo 1 - por professor

 Horário Ciclo 2 - por turma

 Horário Ciclo 2 - por professor

 Horário Ciclo 3 - por turma 

 Horário Ciclo 3 - por professor

2020.2

  Horário Ciclo 1 - por turma
  Horário Ciclo 1 - por professor


Códigos de acesso às salas do Google Classroom

 Códigos de acesso

Tutoriais e orientações para docentes

 

Ferramentas de apoio para atividades de ensino remoto

  • Rede Escola Digital - encontre milhares de conteúdos e ferramentas para apoiar o aprendizado em casa.

  • Bio Render- crie figuras científicas profissionais em minutos.

  • WHITEBOARD.fi- ferramenta de quadro branco online gratuita para professores e salas de aula.

  • OBS (Open Broadcaster Software) - para gravação de vídeo-aulas e transmissão de aulas ao vivo.

  • Kahoot! - plataforma de aprendizado baseada em jogos, são testes de múltipla escolha online.

  • Quizizz - é um software que permite usar e criar “Quizes” para jogar em sala de aula ou como trabalho de casa.

  • Science Journal - é um aplicativo com vários sensores aplicados as ciências digital gratuito criado pelo Google.

  • PhET- oferece simulações de matemática e ciências divertidas, interativas, grátis, baseadas em pesquisas.

  • Phyphox - app para experimentos utilizando sensores para medir aceleração, campos magnéticos, som, pressão atmosférica.

  • Mentimeter é um recurso digital para criar interações em tempo real, como enquetes, nuvem de palavras ou coleta de perguntas.

  • Cmap Tools - ferramenta para elaborar esquemas conceituais e representá-los graficamente (mapas conceituais).

  • Padlet - recurso digital gratuito para elaboração de murais virtuais. Sua lógica lembra a de um mural de post its.

  • Plickers - é um recurso gratuito que possibilita ao professor realizar atividades avaliativas e obter os resultados em tempo real.

  • StoryboardThat - crie storyboard (sequência de desenhos quadro a quadro com o esboço das cenas pensadas para um conteúdo).

  • Evernote - a ferramenta que ajuda a organizar tarefas, ideias e até mesmo aulas.

  • GoConqr - para criar conteúdo mais atrativos, incluindo mapas mentais, quizzes, flashcards, slides e anotações.

  • Remind - para comunicação entre professores, pais e alunos.

  • EDpuzzle - transformar um vídeo numa vídeo-aula: corte partes de vídeo, comente-a com a sua própria voz e questione os seus alunos através de quizzes embutidas no vídeo.

  • Trello- ferramenta de gerenciamento de projetos em listas versáteis e para equipes colaborativas.

  • Socrative- app para interação professor e estudantes, para dinamizar a aplicação de atividades (quiz).

  • Scratch - para programação visual e multimídia para criação e promoção de sequencias animadas para a aprendizagem de programação.


Orientações aos alunos

 

 Lista de provedores de internet