No âmbito dos Institutos Federais, a Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional desenvolve atividades de apoio às atividades finalísticas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação.

No caso de IFSertão-PE a PRODI têm três setores vinculados: Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) que trata de assuntos relacionados aos servidores da instituição; Diretoria de Gestão de TI (DGTI) que trata de assuntos relacionados aos sistemas e infraestrutura de Tecnologia da Informação da instituição; e o Departamento de Organização Administrativa e Planejamento Estratégico (DpOAPE) que trata de assuntos relacionados ao planejamento, normas, regulamentos, monitoramento, organização e informação institucional.
Assim a PRODI não lida diretamente com o atendimento ao aluno, mas sim com o apoio aos setores que atendem o alunado do Instituto. A seguir são ilustradas algumas atividades desenvolvidas nos setores no período:

Nos dias 17, 18 e 19 de novembro, aconteceu o Encontro de Desenvolvimento Institucional 2020: Enfrentamento da pandemia e o futuro das Instituições Públicas de Educação. O evento deste ano contou com a participação de convidados da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e teve como objetivo a troca de experiências e reflexões sobre temáticas ligadas à gestão de pessoas, tecnologia da informação e organização administrativa.
Os temas das apresentações deste ano aconteceram em 5 sessões: (1) a gestão de riscos e seus impactos, (2) segurança e privacidade nos serviços digitais, (3) o trabalho presencial/remoto e seus impactos, (4) a gestão de processos e seus impactos e (5) mudanças nas relações de trabalho.
O EDI 2020 contou com um total de aproximadamente 150 inscritos e teve a participação média de 50 pessoas por sessão, tendo um público formado por alunos, administrativos e professores do IFSertão-PE, além da presença da comunidade acadêmica de outras instituições como IFG, Colégio Pedro II, IFC, IFES, IFPB, IFRR, IFSUL, IF Sul de Minas e IFSP.
A quarta edição do evento (EDI 2020) foi uma realização da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODI), sendo avaliada pelos seus participantes, mediante aplicação de questionário de satisfação, como bom ou excelente por 100% dos respondentes. A PRODI agradece a todas as pessoas envolvidas na realização do evento e ao público que prestigiou as apresentações e espera repetir o sucesso do evento deste ano nas próximas edições.
A playlist com a gravação das apresentações do evento está disponível no canal do YouTube do IFSertão-PE neste link aqui.

Reitoria

• Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro