Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

EAD-Educacional

Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem Moodle - Oferecidos pelo IFSertãoPE

Os ambientes virtuais (AVAs) do IFSertãoPE são ferramentas educacionais e tecnológicas voltadas para o ensino e a aprendizagem com possibilidades de interação entre aprendizes, educadores e gestores.

Embora as funcionalidades existentes sejam basicamente as mesmas nos diferentes AVAs, cada um deles foi concebido para um público e/ou uma finalidade específica: estudantes da EaD, presencial, capacitação de servidores em nossa instituição e cursos livres para o público em geral.

O objetivo principal das ferramentas é prover um ambiente de fácil comunicação e interação que possa disponibilizar os materiais educacionais necessários, gerenciar e prover suporte à oferta de disciplinas e cursos na modalidade EaD ou para o ensino remoto emergencial no IFSertãoPE

Repositório Leituras Abertas - Releia | IFSertãoPE

O Releia é uma base de dados online, de acesso aberto e gratuito, que engloba produção científica de forma organizada, incluindo Trabalhos de Conclusão de Curso - TCCs, artigos, teses e dissertações, até propriedade intelectual, produtos educacionais e e-books.

O Releia está organizado em três comunidades digitais: Editora IFSertãoPE, que reúne as produções acadêmicas publicadas pela editora do IF Sertão-PE, como a Revista Semiárido De Visu e Revista IFSertãoPE; Recursos Educacionais, que reúne produtos desenvolvidos pela comunidade acadêmica do IFSertãoPE de cunho pedagógico, como trabalhos de pesquisa e extensão; e Trabalhos acadêmicos-científicos e técnicos, que reúne artigos de periódicos, livros e capítulos de livros, trabalhos apresentados em eventos, Propriedade intelectual, teses e dissertações e TCCs, produzidos pela comunidade do IFSertãoPE

CLIQUE AQUI para acessar o Releia

 Repositório ProEdu | MEC

O repositório de objetos educacionais para a educação profissional e tecnológica da Setec/MEC - Proedu, é uma ferramenta desenvolvida no âmbito da Rede e-Tec para reunir e disponibilizar recursos educacionais da educação profissional e tecnológica produzidos pelas instituições parceiras da Rede e-Tec e da Setec.

CLIQUE AQUI para acessar o ProEdu

 

 

Programa Novos Caminhos

Para fazer frente aos desafios e oportunidades identificadas a partir dos diversos diagnósticos, análises e reflexões sobre a Educação Profissional e Tecnológica, o Ministério da Educação estruturou uma agenda estratégica para implementar o Novos Caminhos. Trata-se de um conjunto de ações para o fortalecimento da política de Educação Profissional e Tecnológica, em apoio às redes e instituições de ensino, no planejamento da oferta de cursos alinhada às demandas do setor produtivo e na incorporação das transformações produzidas pelos processos de inovação tecnológica.

 

O programa "Novos Caminhos" visa, ainda, contribuir para o alcance da meta definida no Plano Plurianual 2020-2023, que é de elevar em 80% o total de matrículas em cursos técnicos e de qualificação profissional, alcançando 3,4 milhões de matrículas até 2023. Essa ampliação contribuirá para a inserção socioprodutiva de milhões jovens e trabalhadores e também para a alavancagem da produtividade e competitividade de diversos setores da economia.

 

Os cursos de formação inicial e continuada (FICs) ofertados pelo IFSertãoPE através do programa "Novos Caminhos" têm como objetivo fortalecer as atividades ligadas ao desenvolvimento das cadeias produtivas das diferentes Regiões de Desenvolvimento (RD) do estado de Pernambuco, conforme os Arranjos Produtivos Locais (APLs).

 

Trazemos, portanto, a lista com os últimos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ofertados pelo IFSertãoPE na modalidade EaD, pelo programa "Novos Caminhos". Foram: Auxiliar Pedagógico, Agente de Gestão de Resíduos Sólidos, Programador Web, Agente de Desenvolvimento Socioambiental, Recepcionista, Mestre de Obras, Programador de Sistemas, Operador de Computador, Sommelier.

 

Prestação de contas dos últimos cursos FIC do programa "Novos Caminhos" ofertados pelo IFSertãoPE: 

 

 

 

Com informações do site: http://novoscaminhos.mec.gov.br/

 

O Departamento de Educação a Distância visando uniformizar e dar celeridade aos seus processos e rotinas, em parceria com o DepOAPE, disponibiliza os seus fluxos e rotinas para os principais procedimentos realizados pelo DPEAD.


O portal de Fluxos de Processos Institucionais pode ser acessado clicando aqui.

Resoluções e Instruções Normativas EaD - IFSertãoPE 2023
TítuloDescrição

Resolução  n° 16

Aprova a normativa que estabecele as diretrizes para a organização, oferta, funcionamento e certificação de cursos Online, Abertos e Massivos (MOOC. em inglês) no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IFSertãoPE
Resoluções e Instruções Normativas EaD - IFSertãoPE 2022
TítuloDescrição

Instrução Normativa Nº 17

Estabelece as diretrizes para oferta de carga horária na Modalidade de Educação a Distância – EaD nos cursos presenciais da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e em cursos de Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – IFSertãoPE.

Resolução nº 9

Altera a Resolução nº 13 , de 30 de março de 2021, que dispõe sobre o o Regulamento dos Programas de Ensino em Educação à Distância no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFSertãoPE.
Resoluções e Instruções Normativas EaD - IFSertãoPE 2021
TítuloDescrição
Instrução Normativa nº 14 Estabelece as diretrizes em consonânica com o Reegimento Interno da Reitoria (Resolução nº 06 do Conselho Superior, de 02 de março de 2021) para a regulamentação e funcionamento dos espaços e equipamentos dos Estúdios de Produção Audiovisual no âmbito do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE).
Instrução Normativa nº 11 Estabelece diretrizes e procedimentos para elaboração, produção e distribuição de material didático para cursos livres e regulares na modalidade a distância no âmbito dos campi e polos vinculados ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)
Instrução Normativa nº 10 Estabelece o regulamento da composição das atividades on-line, atividades presenciais e a constituição do quadro de notas dos cursos e componentes curriculares ofertados na modalidade a distância no âmbito dos campi e polos vinculados ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)
Instrução Normativa nº 09 Estabelece o programa de capacitação em Educação a Distância no âmbito dos campi e polos vinculados ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)
Instrução Normativa nº 07 Estabelece diretrizes e procedimentos para a oferta de cursos EaD com recursos institucionais e fomento no âmbito dos Campi e polos vinculados ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IFSertãoPE.

Resolução nº 47

Anexo - Modelo de proposta para curso FIC EaD. doc | pdf

Aprova o Regulamento dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência eTecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE).
Resolução n.º 14 Aprova o Regulamento para concessão de Bolsas de Apoio a Programas de EaD no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFSertãoPE.
Resolução n.º 13 Aprova o Regulamento dos Programas de Ensino em Educação a Distância no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFSertãoPE.
Resoluções e Instruções Normativas - IFSertãoPE 2020
TítuloDescrição
Resolução nº 41 Aprova a segunda reformulação da Organização Didática do IFSertãoPE.

Reitoria

 

    • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
      CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
    • ifsertaope@ifsertao-pe.edu.br
    • (87) 2101-2350