Presidenta anuncia metas do Pronatec para 2016

Em 2016, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) ofertará 2 milhões de vagas com a efetiva participação das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira, 9/3, pela presidenta da República, Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, em Brasília, com a participação do presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Marcelo Bender Machado, e expressiva presença de dirigentes e estudantes de institutos federais.

Do total de vagas ofertadas para este ano, estão previstas 372 mil em cursos técnicos e 1,627 milhão em cursos de qualificação profissional. Fazem parte da meta o fortalecimento do Pronatec EJA, voltado a jovens e adultos que interromperam seus estudos, e a opção do ensino a distância pelo e-Pronatec. Além da Rede Federal, o Sistema S e as redes estaduais e municipais também são ofertantes do programa.

Ao anunciar as novas metas, a presidenta reforçou que o Pronatec foi criado para avançar na competitividade e contribuir para a economia, além de melhorar a qualidade de vida. “Cada vez que um brasileiro cresce e se realiza, o Brasil também cresce e melhora”, afirmou. “Investir na educação profissional e tecnológica é estratégico para o País”.

O presidente do Conif abriu sua fala manifestando apoio ao Estado Democrático de Direito. Na sequência, reconheceu o excelente desempenho da Rede Federal na democratização do acesso à educação profissional, reforçado pela expansão nos últimos anos. Como parte do Pronatec, foram criadas 208 novas unidades dos institutos federais, entre 2011 e 2014, em todas os Estados da federação, totalizando 562 unidades em funcionamento e mais de um milhão de matrículas.

“Queremos ir muito além de números; queremos dar continuidade ao processo de expansão com qualidade e manter o reconhecido nível de excelência do ensino ofertado pelas instituições da Rede Federal”, disse Marcelo Bender Machado. “Como instituições contemporâneas que promovem a inovação, a pesquisa aplicada, a extensão tecnológica, a ciência e a tecnologia, temos um importante papel no tempo presente, e fundamental para o futuro”, enfatizou.

Este ano, a participação dos institutos federais no programa será intensificada, especialmente na oferta de cursos de qualificação de trabalhadores com foco no Pronatec EJA, certificação profissional, fortalecimento do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) e reforço na ação com os cursos técnicos, além da formação inicial e continuada de professores.

Em seu discurso, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, defendeu mudanças no itinerário formativo, a partir da consolidação da Base Nacional Comum Curricular (BNC), e o reconhecimento de saberes. Mercadante definiu o Pronatec como um programa prioritário, que contribui para a perspectiva do crescimento do País e do trabalhador. De 2011 a 2015, o programa registrou 9,4 milhões de matrículas.

Leia a íntegra do discurso do presidente do Conif

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif