Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Congresso Nordestino de Educação a Distância encerra com expressiva participação nas plataformas digitais do IF Sertão-PE 

Milhares de visualizações nos vídeos disponíveis no canal IF Sertão-PE EADminicursos lotados, 2.709 inscritos no evento e 6.709 inscrições nas atividades. São algumas repercussões mensuráveis do 1º Congresso Nordestino de Educação a Distância: Educação Híbrida e Tecnologias Educacionais (CNEaD). Organizado pelos onze Institutos Federais do Nordeste, tendo o IF Sertão-PE como anfitrião, o evento encerrou na noite desta quarta-feira (16), com a palestra “Educação a distância: possibilidades e desafios”, proferida pela reitora Leopoldina Veras. 

A professora Elisângela Oliveira (IFBA) recitou um cordel em homenagem ao evento na cerimônia de encerramento 

Ante o novo contexto educacional e socioeconômico deflagrado pela pandemia da Covid-19, o 1º CNEaD propôs aos professores, estudantes, pesquisadores da área de educação e instituições de ensino a distância uma experiência inovadora de descobertas de novos conhecimentos e ferramentas tecnológicas que devem revolucionar o modelo de educação no Brasil. O tema não poderia ser mais sugestivo: “Educação Híbrida e Tecnologias Educacionais”. 

E os três dias de congresso, que iniciou na última segunda-feira (14), proporcionaram intensos aprendizados e intercâmbio de ideias, com mesas-redondas, minicursos e momentos de comunicações orais que se desenvolveram em torno de três eixos temáticos: Metodologias Ativas e Ensino Híbrido; Tecnologia, política, sociedade e cultura; e Práticas pedagógicas no Ensino Remoto emergencial. 

O professor Adonias Soares Júnior presidiu a comissão organizadora do evento e discursou na cerimônia de encerramento

“A sensação é de dever cumprido, ou melhor, de serviço prestado à sociedade. É o que se espera de todos nós, que estamos inseridos em um contexto de democratização da educação pública, ampliando o acesso às oportunidades. Essa responsabilidade está muito presente nesse atípico ano de 2020”, afirmou a cerimonialista do evento, Roberta Duarte, em mensagem construída por uma comissão organizadora ampla e diversificada.

“É em momentos desafiadores como este que estamos vivendo, que a Rede Federal mostra, de forma ainda mais ampla, seu verdadeiro valor. Somos chamados para oferecer soluções, e assim fazemos. Esse é o nosso papel!”, afirmou ela, antes de nomear todas as instituições e membros das comissões do 1º CNEaD. A professora Elisângela Oliveira (IFBA), integrante da Comissão de Comunicação Social e Cerimonial, recitou um cordel em homenagem ao evento na cerimônia de encerramento. 

O presidente da Comissão Organizadora, professor Adonias Soares Júnior, destacou a importância e a repercussão do evento entre o público participante. “O 1º Congresso Nordestino de EAD serviu de espaço de compartilhamento de experiências inovadoras, práticas educacionais de alto nível, trabalhos científicos que transformam a vida da comunidade, além de integrar os onze IF’s do Nordeste para o fortalecimento da Educação a Distância em nossa região”, afirmou ele.

A reitora do IF Sertão-PE Leopoldina Veras proferiu a palestra de encerramento e anunciou a sede do CNEaD 2021

Após proferir a palestra de encerramento, intitulada “Educação a Distância: Possibilidades e Desafios”, a reitora do IF Sertão-PE Leopoldina Veras, anfitrião do evento, anunciou o Instituto Federal de Alagoas (IFAL) como a sede do Congresso Nordestino de Educação a Distância 2021.  

Departamento de Educação a Distância - DPEAD

 

  • Rua Aristarco Lopes, 240 - Centro
    CEP: 56302-100 | Petrolina/PE - Brasil
  • dpead@ifsertao-pe.edu.br
  • (87) 2101-2350